Corinthians faz 1º jogo do ano. Mas pode ser o último do esquema campeão

Dassler Marques

Do UOL, em Boca Raton (Estados Unidos)

  • Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

    Rodriguinho tentará executar a função de Renato Augusto no Corinthians

    Rodriguinho tentará executar a função de Renato Augusto no Corinthians

Bruno Henrique, Rodriguinho, Ángel Romero e Danilo entram. Já Ralf, Renato Augusto, Jadson e Vagner Love fazem parte do passado para o Corinthians. Mas, entre baixas e reservas que assumem a condição de titular diante do Atlético-MG, há um nome que Tite vai analisar mais de perto a partir das 16h (de Brasília) no FAU Stadium.

Na abertura da Flórida Cup, é Rodriguinho quem executará a função de Renato Augusto no meio-campo. A perda do melhor jogador do último Campeonato Brasileiro, somada às outras baixas, tem feito Tite considerar deixar para trás o sistema tático 4-1-4-1 que foi uma das marcas do título nacional.

"Eu não sei qual sistema será utilizado (na temporada). Vou potencializar a qualidade da equipe, vou aproveitar e ver esses jogos, aí está a definição do sistema", declarou na última quinta-feira em sua primeira entrevista coletiva de 2016. 

Na avaliação de Tite, embora Elias e Renato Augusto atuassem lado a lado no ano passado, executavam funções diferentes. Rodriguinho convenceu a comissão técnica quando jogou na posição do primeiro, exatamente em partida crucial contra o Atlético pelo Brasileirão. Agora, a demanda é um pouco diferente, e o treinador quer ver na prática o que o meio-campista pode oferecer. 

A segunda possibilidade é a utilização do meia-atacante Guilherme na função, mas ele ainda precisa fazer exames e assinar contrato na segunda-feira para realmente entrar nos planos de Tite. Ele acredita que o reforço poderá ser a alternativa à Renato Augusto, mas também considera que isso se daria com um novo desenho tático para as partidas seguintes, no 4-2-3-1. 

Na espera por mais reforços, o treinador quer avaliar o comportamento de sua equipe contra um adversário considerado em estágio avançado. O Atlético manteve todos os jogadores importantes, já agregou contratações e estreou em 2016 com uma vitória convincente por 3 a 0 sobre o Schalke-ALE. 

"Pelo que apresentou no primeiro jogo e pelo time que manteve, o Atlético é favorito sim. Vamos fazer um jogo simples, sem muitos erros, e focados no que o Tite pede", declarou o goleiro Walter, escalado para o jogo porque Cássio não possui condições físicas ideais. É a única das cinco mudanças no time campeão brasileiro não ocasionada pelo mercado de transferências.

De acordo com Tite, dois times jogarão no domingo, com 45 minutos para cada. 

Os titulares serão: Walter; Fagner, Felipe, Gil e Uendel; Bruno Henrique; Romero, Elias, Rodriguinho e Malcom; Danilo. 

Os reservas prováveis com três estreantes são: Douglas (ex-Bragantino); Edílson, Pedro Henrique, Yago e Guilherme Arana; Cristian; Marlone (ex-Sport), Marciel, Moisés (ex-Bragantino) e Mendoza; Lucca. 

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos