Topo

Vídeo de camisa com termo "Framengo" gera mal-estar e polêmica na Gávea

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/01/2016 18h40

Pegou mal um vídeo encomendado pela Adidas para divulgar o terceiro uniforme do Flamengo para a temporada 2016. No conteúdo, o personagem "Bolívia", que divide o protagonismo com o funkeiro Nego do Borel, se refere ao clube a todo momento como “Framengo”.

De acordo com a assessoria de imprensa do Rubro-Negro, a instituição em nenhum momento participou da produção da peça, embora tivesse conhecimento de que uma publicidade seria divulgada através da fornecedora de material esportivo Adidas em uma parceria com o canal de Youtube “Desimpedidos”.

Evidências, no entanto, mostravam o contrário. Além da participação do gerente de marketing do clube, Dirceu Júnior, no vídeo, o clube disse em nota nas redes sociais que aprovou um roteiro - mostrando ligação e conhecimento com o conteúdo.

Questionado pela reportagem minutos após a nota contraditória, o Flamengo, no entanto, alegou que não foram passados maiores detalhes sobre o conteúdo do vídeo no roteiro pré-aprovado e que foi pego de surpresa. De modo oficial, o clube resumiu: “reconhecemos que houve um erro de alinhamento entre as partes envolvidas na produção do vídeo. Já publicamos uma nota e agora estamos tratando a questão internamente".

E foi justamente nos bastidores do clube que a situação ferveu. Aliados da diretoria questionavam o descuido da área de marketing no caso, visto que o personagem do canal "Desimpedidos" sempre se refere ao clube como "Framengo". 

O termo ganhou grande repercussão nas redes sociais e muitos torcedores criticaram o modo como o clube foi citado na gravação, além da parte do filme em que o funkeiro dribla a segurança e entra escondido na Gávea para "roubar" a nova camisa. Conselheiros e pessoas próximas à cúpula questionavam o vice de comunicação, Antônio Tabet, parceiro do "Desimpedidos", pela polêmica.

Internamente, o Flamengo pretende notificar a Adidas e solicitar um novo vídeo institucional para lançar a camisa. O novo uniforme rubro-negro tem a predominância do preto e faz uma homenagem ao Urubu, animal que virou mascote do clube.