Topo

Cruzeiro bate o Sport por 2 a 1 e é o primeiro semifinalista da Copinha

Meia Alex teve atuação de destaque mais uma vez e marcou o segundo gol celeste - Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro
Meia Alex teve atuação de destaque mais uma vez e marcou o segundo gol celeste Imagem: Marcello Zambrana/Light Press/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

19/01/2016 17h51

O Cruzeiro se deu bem mais uma vez e eliminou o até então invicto Sport da Copinha. Abrindo as quartas de final do torneio, as equipes se enfrentaram no estádio Nicolau Alayon, em São Paulo, e a equipe mineira venceu por 2 a 1, com gols de Andrei e Alex (Alisson diminuiu para o Sport). Classificado, o time mineiro é o primeiro semifinalista do torneio e agora vai aguardar pelo vencedor de Corinthians e Ituano.

Na fase anterior, a Raposa havia eliminado o Ceará por 2 a 1, enquanto o Sport derrotou o Mirassol pelo mesmo placar. Até se encontraram, o time de Pernambuco havia vencido todas as suas seis partidas na Copinha.

O jogo

De tão movimentado, o primeiro tempo sequer teve aqueles tradicionais dez minutos em que as equipes estudam o modo de jogar do adversário. Desde o início, o cenário do jogo mostrou-se movimentado e bastante equilibrado. O Sport começou melhor e mais confiante, mas o Cruzeiro aproveitou o oportunismo de seus jogadores para abrir o placar. Quando começou a encaixar a marcação e as jogadas em velocidade, o time mineiro jogou um balde de água fria nos pernambucanos. Aos 15 minutos, Kevin desceu rápido pelo lado direito e cruzou rasteiro para Andrei finalizar para as redes, já próximo da pequena área.

Ainda antes do intervalo, o Sport voltou a impor seu ritmo de jogo, mas não conseguiu passar do goleiro Lucão. O time rubro-negro teve mais controle da partida e posse de bola, mas pecou na hora dos lançamentos e passes errados.

O novo banho de água fria no Sport veio com poucos minutos da etapa final. Aos sete do segundo tempo, o meia Alex carregou a bola do meio de campo, a defesa adversária não impediu seu avanço e o jogador bateu com categoria, da entrada da área, para marcar o segundo gol celeste no jogo.

O baque pelo segundo gol foi ainda mais sentido no Sport. Com a cabeça quente, o time demorou a recolocar a bola no chão e deixar o nervosismo de lado. O Cruzeiro não deixou de atacar e a postura ofensiva freou ainda mais qualquer tentativa de reação adversária. Aos 19 minutos, Julio esteve bem perto de diminuir o marcador e carimbou o travessão celeste. Mas, pouco tempo depois, o zagueiro fez outra falta para cartão amarelo e acabou sendo expulso.

Mesmo com um a menos, o Sport buscou forças para dar um último suspiro. Aos 40 minutos, Alisson fez boa jogada individual dentro da área e conseguiu marcar um belo gol, misturando vontade e qualidade no mesmo lance. Ainda com tempo para empatar, o time pernambucano foi com tudo no final do jogo, mas não conseguiu levar a decisão para os pênaltis e acabou eliminado. 2 a 1 placar final.

SPORT 1x2 CRUZEIRO
Motivo:
Quartas de final, Copa São Paulo de Juniores 2016
Data/hora: 19/01/2016, às 16h
Local: Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo

Árbitro: Luciano Monteiro dos Santos
Assistentes: Marcos Antônio Motta e Marcelo Rodrigo da Silva.

GOLS: Andrei, 15'1ºT (0-1); Alex, 7'2ºT (0-2); Alisson, 40'2ºT (1-2)
Cartões amarelos: Andrei, Julio, James Dean (SPO), Tom. Kevin (CRU)
Cartão vermelho: Julio (SPO)

SPORT: Maílson, Matheus, Adryelson, Julio e Evandro; Andrei (Alisson), João, Fábio e James Dean; Bala (Horácio) e Wallace (Índio). Técnico: Daniel Neri.
CRUZEIRO: Lucão, Kevin, Fabrício, Murilo e Daniel Vançan; Thiago Souza (Tom), Vander e Alex; Dudu (Erick), Andrei (Vitinho) e Rick Sena. Técnico: Marcos Valadares.