Topo

Sem Messi e Suarez, Neymar marca e dá vitória ao Barça na Copa do Rei

Do UOL, em São Paulo*

20/01/2016 18h33

*Atualizada às 19h48

 O trio de ataque mais famoso do mundo não entrou em campo completo nesta quarta-feira (20). Apenas Neymar disputou a partida contra o Athletic Bilbao, pelas quartas de final da Copa do Rei. Mas nem por isso o Barcelona sofreu e venceu por 2 a 1 a partida de ida da competição.

Lionel Messi foi poupado nesta quarta após sentir lesão no final de semana contra o mesmo Athletic Bilbao, mas daquela vez, pelo Campeonato Espanhol, quando o Barça venceu por 6 a 0. Luis Suárez cumpre suspensão de dois jogos por causar uma briga no último jogo da Copa do Rei, contra o Espanyol.

No campo do adversário, a expectativa era de que o Barcelona fosse muito vaiado pela torcida rival. Antes do duelo desta quarta, o time do Athletic chegou a pedir respeito de seus fãs ao time catalão. Neymar não é dos mais queridos no campo em San Mamés por conta de polêmica em maio de 2015, quando o brasileiro deu uma carretilha em campo em jogo válido pela final da Copa do Rei. Como esperado, a torcida vaiou o rival a cada falta e substituição e no final da partida, após entrada dura de Daniel Alves.

Em campo, o Barcelona não terminou o primeiro tempo goleando, como no final de semana, mas logo abriu boa vantagem com Munir, que abriu placar e Neymar. No primeiro gol, de Munir, o Athletic não conseguiu pegar na bola e o time catalão chegou tranquilamente às redes. Com Neymar foi um pouco diferente, o goleiro Iago Herrerín não saiu bem do gol e o brasileiro passou bem pelo adversário para marcar.

O segundo tempo de jogo foi de rendimento abaixo do normal para o Barcelona, que tirou o pé do acelerador e permitiu que o Athletic chegasse mais ao ataque. Em uma dessas chegadas, A torcida do Athletic pediu pênalti de Mascherano. O juiz não assinalou nada.

O clima começou a esquentar mais após a metade do segundo tempo, após Iturraspe dar entrada dura em Neymar e receber amarelo, o que rendeu vaia da torcida. Logo depois, Mascherano também levou o cartão por falta. O Athletic apertou o ataque e conseguiu diminuir o placar no final, com Aduriz. 

A vaga para a semifinal da Copa do Rei será decidida dia 27 de janeiro, no Camp Nou.