Topo

Muricy estreia sua versão 'evoluída' no Fla e prega o que viu no Barcelona

Muricy Ramalho comanda treino do Flamengo durante a pré-temporada: dia de estreia - Gilvan de Souza/ Flamengo
Muricy Ramalho comanda treino do Flamengo durante a pré-temporada: dia de estreia Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/01/2016 06h00

Chegou o momento esperado. Após 75 dias de trabalho nos bastidores e ainda com poucos treinamentos, Muricy Ramalho estreia no comando do Flamengo. Nesta quinta-feira, o Rubro-negro enfrenta o Ceará, às 21h30 (de Brasília), no Castelão. A partida amistosa é válida pela Taça Asa Branca e marca o início da “Era Muricy”.

O técnico chegou ao clube com a meta de transformar o departamento de futebol da base ao profissional. A ideia é impor uma filosofia única de jogo e acompanhar de perto a modernização do CT Ninho do Urubu. Ele prega a repetição do que viu no Barcelona. Em outubro de 2015, o treinador passou um período no clube catalão para conhecer a estrutura e tentar adaptar a filosofia de trabalho no Brasil.

“Estou melhor, pois estudei, vi jogos e conversei com pessoas diferentes. Analisei bastante as tendências do mundo em todas as áreas. Não só no futebol, mas na parte administrativa e de base. É um trabalho que não será rápido, mas muito importante. Me chamou atenção ter essa autonomia. O Barcelona é tudo o que se imagina. Na base, no feminino, no profissional, é tudo uma metodologia a ser seguida. Se forma o social, é um negócio diferente”, afirmou o estreante do dia.

Muricy Ramalho caiu nas graças da torcida e dos dirigentes antes mesmo de estrear. O clima nos bastidores é de confiança total naquele que já conquistou o Campeonato Brasileiro em quatro oportunidades (três pelo São Paulo e uma pelo Fluminense). Depois de oito meses de descanso e recuperado dos problemas de saúde, o treinador deixa a sombra do nome para iniciar uma sonhada trajetória e lidar com o que a profissão exige: resultados.

“Em um grande time como o Flamengo é obrigação ganhar. A realidade no Brasil é essa. Caso contrário, o cara fica acomodado. Vencer pelo Flamengo deve ser diferente, algo de outro mundo. Estou preparado e com vontade. Vivo desses desafios. Espero colaborar com a diretoria, melhorar a parte estrutural e o que for possível”, comentou.

E no primeiro jogo dirigindo o Flamengo, Muricy terá de escalar um time distante do ideal. A diretoria ainda busca um zagueiro no mercado. Não existe prazo para fechar o elenco. Desta forma, o Rubro-negro inicia 2016 com figuras conhecidas e questionadas pela torcida na equipe titular, casos de Wallace, Márcio Araújo, Everton e Gabriel.

Por outro lado, Rodinei, Juan e Willian Arão estreiam entre os titulares. O argentino Mancuello começa no banco de reservas e deve entrar no decorrer da partida. Ele e o meia Alan Patrick só poderão participar dos jogos amistosos, já que serão regularizados apenas após o dia 28, quando abre a janela para atletas oriundos do exterior.

Ainda em busca da formação ideal e com o desafio de superar os problemas comuns no início de temporada, Muricy Ramalho inicia o relacionamento com o Flamengo em um ano de dificuldades e cobranças da torcida, principalmente depois do frustrante 2015.

CEARÁ X FLAMENGO

Data/hora: 21/01/2016, às 21h30 (de Brasília)
Local: Castelão, em Fortaleza (CE)
Transmissão: EI Maxx
Árbitro: César Magalhães
Auxiliares: Mardonio Ribeiro e Nailton Oliveira

Ceará
Everson; Cametá, Carlão, Charles e Fernandinho; João Marcos, Baraka, Jhonnatan e Guilherme Biteco; Alex Amado e Siloé
Técnico: Lisca

Flamengo
Paulo Victor; Rodinei, Wallace, Juan e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão e Everton; Gabriel, Emerson Sheik e Guerrero
Técnico: Muricy Ramalho