Eurico Miranda deixa CTI após retirada de tumor no pulmão

Pedro Ivo Almeida*

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Paulo Fernandes/Site oficial do Vasco

    Eurico Miranda precisou realizar cirurgia para resolver problema médico no pulmão

    Eurico Miranda precisou realizar cirurgia para resolver problema médico no pulmão

Após mais de seis horas de uma delicada cirurgia na última quarta-feira, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, se recuperou no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) de uma clínica particular na zona sul do Rio de Janeiro.

Na intervenção, a equipe médica que cuida do cartola retirou um tumor do pulmão de Eurico e realizou uma raspagem no local.

No início da noite desta quinta-feira, o Cruzmaltino, em nota, informou que o mandatário deixou o Centro de Tratamento Intensivo e deu detalhes do procedimento. "O Presidente Eurico Miranda foi submetido a uma lobectomia [retirada de um dos lobos do pulmão] nesta quarta-feira (20/01), numa clínica da Zona Sul do Rio. A cirurgia teve êxito total e o presidente vascaíno já saiu do CTI, retornando às atividades na próxima segunda-feira", disse o comunicado - o primeiro do clube a comentar abertamente os graves problemas de saúde do cartola.

Segundo informação de pessoas próximas ao presidente, ele passou a noite bem, apresentando boa recuperação. A situação no pulmão, no entanto, preocupa a todos os aliados e familiares.

Divulgado inicialmente pelo jornal "Extra" nesta quinta-feira, o problema no pulmão foi descoberto por Eurico durante exames de rotinas no final de 2015. Como a situação era bastante delicada, a cirurgia foi marcada logo para este mês de janeiro.

No último ano, o presidente vascaíno conviveu ainda com problemas semelhantes na bexiga, mas relutou em fazer a cirurgia para correção de problemas no local antes do fim da temporada do futebol. Quando se preparava para o tratamento no local, descobriu o problema ainda mais grave no pulmão.

Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Último compromisso oficial de Eurico antes da cirurgia foi a festa de reinauguração do ginásio de São Januário, quando posou para fotos com ex-jogadores de basquete

Os problemas de saúde não chegam a ser uma novidade para Eurico Miranda. Após períodos intensos de tratamento enquanto esteve fora do Vasco – entre 2008 e 2014 –, o presidente superou momentaneamente uma doença na bexiga. Mas justamente em 2015, ao retomar o comando do clube, o tumor voltou.

Tal situação gerou grande preocupação em alguns aliados e familiares, que insistiam para que o presidente do Vasco se afastasse do comando do clube e cuidasse de sua saúde. Eurico, no entanto, relutou. E disse que só daria atenção ao tratamento após o fim da última temporada. Mesmo com o quadro agravado e dificuldades para andar e subir escadas, ele se manteve no cargo.

Caso não apresente maiores problemas na nova recuperação, a expectativa de pessoas próximas é que ele já esteja em São Januário na próxima segunda-feira.

*Atualizado às 18h33

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos