Topo

Eurico Miranda deixa CTI após retirada de tumor no pulmão

Eurico Miranda precisou realizar cirurgia para resolver problema médico no pulmão - Paulo Fernandes/Site oficial do Vasco
Eurico Miranda precisou realizar cirurgia para resolver problema médico no pulmão Imagem: Paulo Fernandes/Site oficial do Vasco

Pedro Ivo Almeida*

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/01/2016 14h15

Após mais de seis horas de uma delicada cirurgia na última quarta-feira, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, se recuperou no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) de uma clínica particular na zona sul do Rio de Janeiro.

Na intervenção, a equipe médica que cuida do cartola retirou um tumor do pulmão de Eurico e realizou uma raspagem no local.

No início da noite desta quinta-feira, o Cruzmaltino, em nota, informou que o mandatário deixou o Centro de Tratamento Intensivo e deu detalhes do procedimento. “O Presidente Eurico Miranda foi submetido a uma lobectomia [retirada de um dos lobos do pulmão] nesta quarta-feira (20/01), numa clínica da Zona Sul do Rio. A cirurgia teve êxito total e o presidente vascaíno já saiu do CTI, retornando às atividades na próxima segunda-feira”, disse o comunicado - o primeiro do clube a comentar abertamente os graves problemas de saúde do cartola.

Segundo informação de pessoas próximas ao presidente, ele passou a noite bem, apresentando boa recuperação. A situação no pulmão, no entanto, preocupa a todos os aliados e familiares.

Divulgado inicialmente pelo jornal "Extra" nesta quinta-feira, o problema no pulmão foi descoberto por Eurico durante exames de rotinas no final de 2015. Como a situação era bastante delicada, a cirurgia foi marcada logo para este mês de janeiro.

No último ano, o presidente vascaíno conviveu ainda com problemas semelhantes na bexiga, mas relutou em fazer a cirurgia para correção de problemas no local antes do fim da temporada do futebol. Quando se preparava para o tratamento no local, descobriu o problema ainda mais grave no pulmão.

Eurico Miranda reinaugurando ginásio de basquete do Vasco - Paulo Fernandes/Vasco.com.br - Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Último compromisso oficial de Eurico antes da cirurgia foi a festa de reinauguração do ginásio de São Januário, quando posou para fotos com ex-jogadores de basquete
Imagem: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Os problemas de saúde não chegam a ser uma novidade para Eurico Miranda. Após períodos intensos de tratamento enquanto esteve fora do Vasco – entre 2008 e 2014 –, o presidente superou momentaneamente uma doença na bexiga. Mas justamente em 2015, ao retomar o comando do clube, o tumor voltou.

Tal situação gerou grande preocupação em alguns aliados e familiares, que insistiam para que o presidente do Vasco se afastasse do comando do clube e cuidasse de sua saúde. Eurico, no entanto, relutou. E disse que só daria atenção ao tratamento após o fim da última temporada. Mesmo com o quadro agravado e dificuldades para andar e subir escadas, ele se manteve no cargo.

Caso não apresente maiores problemas na nova recuperação, a expectativa de pessoas próximas é que ele já esteja em São Januário na próxima segunda-feira.

*Atualizado às 18h33