Topo

Santos faz amistoso contra Bahia. Adversário quase mudou história de Pelé

Milésimo gol de Pelé poderia ter saído três dias antes, contra o Bahia - Arquivo/Folhapress
Milésimo gol de Pelé poderia ter saído três dias antes, contra o Bahia Imagem: Arquivo/Folhapress

Do UOL, em Santos (SP)

23/01/2016 06h00

O Santos entra em campo neste sábado para seu segundo teste na temporada de 2016. Depois de vencer o Red Bull por 3 a 2 no CT Rei Pelé, o adversário da vez é o Bahia, que ainda comemora seus 85 anos de existência, completados no último dia 1º. O jogo acontece na Arena Fonte Nova, às 19h30 (horário de Brasília).

Adversários nas finais da Taça Brasil de 1959, 1961 e 1963, Santos e Bahia acumulam muita história dentro do futebol. E foi em um encontro entre essas duas equipes que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, quase marcou o milésimo gol da carreira.

No dia 16 de novembro de 1969, o Santos enfrentou o time baiano pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, na mesma (mais ainda não reformada) Fonte Nova, e empatou em 1 a 1.

E um lance em especial poderia ter mudado a história do Rei Pelé. O camisa 10 santista chutou para o gol em finalização indefensável para o goleiro, que estava batido e fora do lance. Foi então que o zagueiro Nildo tirou a bola em cima da linha. E então uma cena no mínimo curiosa tomou conta da Fonte Nova.

Mesmo impedindo o gol de seu time, a torcida baiana, revoltada com a participação do zagueiro, começou a vaiá-lo por evitar o que seria o gol de nº 1000 de Pelé, que depois acabou sendo marcado três dias depois, em 19 de novembro, contra o Vasco, no Maracanã.

Sem novidades

Ausentes no jogo contra o Red Bull, os meio-campistas Renato e Elano e o atacante Ricardo Oliveira continuam de fora, fazendo trabalho de fortalecimento muscular. Paulo Ricardo, com lombalgia, Patito Rodriguez, com tendinite no tornozelo, e Neto Berola, com tendinite na coxa, também ficaram de fora da viagem para Salvador.

Veja a lista de relacionados do Santos:

Goleiros

Vanderlei e John

Laterais

Victor Ferraz, Zeca e Caju

Zagueiros

Gustavo Henrique e Lucas Veríssimo (Santos B)

Meio-campistas

Alison, Thiago Maia, Lucas Lima, Fernando Medeiros, Lucas Otávio, Léo Cittadini, Serginho, Vitor Bueno, Rafael Longuine, Ronaldo Mendes e Diego Gomes (volante, Santos B)

Atacantes

Gabriel, Joel, Paulinho e Marquinhos