Topo

Com 5 quilos a mais, reforço vira ponto baixo do Corinthians nos EUA

Alan Mineiro atuou 8 minutos durante os três jogos do Corinthians nos EUA - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Alan Mineiro atuou 8 minutos durante os três jogos do Corinthians nos EUA Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques

Do UOL, em Fort Lauderdale (Estados Unidos)

24/01/2016 06h00

Contratado por cerca de R$ 1 milhão após boa Série B pelo Bragantino, o meia Alan Mineiro foi o ponto baixo do Corinthians na pré-temporada nos Estados Unidos que se encerra com a volta a São Paulo neste domingo. A explicação é excesso de peso.

Alan Mineiro se apresentou das férias com cinco quilos acima do peso considerado ideal. O percentual de 15% de gordura medido pela comissão técnica (cerca de 5% a mais do padrão) no início da pré-temporada também mostrou, para Tite e comissão técnica, que ele precisava emagrecer para ser realmente integrado ao grupo. O jogador trabalha em três períodos para tentar entrar em forma.

"O técnico dá o que o atleta precisa, e não o que ele quer. Fiz referência a ele (Alan Mineiro) na palestra, e a todos. O técnico tem o grande objetivo que é treinar e educar os atletas. (...) O Alan Mineiro precisa ser educado porque, em termos físicos, ele veio muito abaixo e foi esse o motivo (para não jogar)", admitiu Tite.

Nos Estados Unidos, Alan Mineiro foi, ao lado do jovem centroavante Isaac, o menos utilizado. Nos jogos da Flórida Cup, em função do excesso de peso, ele sequer foi relacionado para o banco de reservas. Já no amistoso diante do Fort Lauderdale Strikers no sábado, mesmo com suplentes preservados por Tite, jogou por oito minutos. Ele tem contrato válido por três temporadas.

Se deixou no ar uma crítica ao jogador, Tite por outro lado elogiou a forma física do grupo, de modo geral, após as férias. "Todos voltaram melhores. Eu e o Fábio (preparador físico) comentamos que melhores que ano passado. O Danilo trabalhou com personal, o Rodriguinho, o Malcom, o Fagner treinou nas férias. Eles cuidaram da alimentação e voltaram em um estágio e por isso mostraram qualidade. Vemos nisso a conscientização do ano passado".

O meio-campo que teve Alan Mineiro, Marlone, Guilherme e Willians como reforços ainda é a maior preocupação de Tite. O treinador espera ainda por um reforço de peso para suprir as perdas de Jadson e Renato Augusto.