Topo

Por Primeira Liga, Fla e Flu terão maratona de jogos no início de 2016

Alexandre Vidal/Fla Imagem e Nelson Perez/Fluminense FC
Imagem: Alexandre Vidal/Fla Imagem e Nelson Perez/Fluminense FC

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/01/2016 06h00

Os clubes brasileiros frequentemente reclamam do excesso de jogos no calendário nacional. Com a disputa da Primeira Liga, organizada pela Liga Sul Minas Rio, alguns times terão que encarar uma maratona de partidas logo no início da temporada. É o caso de Flamengo e Fluminense, que disputarão simultaneamente o Campeonato Carioca.

De cara, Flamengo e Fluminense iniciarão o ano mais cedo, com jogos no dia 27, dias antes da estreia do Campeonato Carioca, no fim de semana seguinte. Além disso, enquanto Botafogo e Vasco estarão descansando entre as 4ª e 5ª rodadas, o Rubro-negro e o Tricolor estarão novamente em campo para o segundo jogo da Liga.

Inicialmente, Flamengo e Fluminense já contam com três jogos a mais que Vasco e Botafogo, que disputarão apenas o Carioca. E a maratona de jogos poderá ficar ainda maior em caso de classificação do Rubro-negro ou do Tricolor à segunda fase da Primeira Liga.

Contando apenas os jogos da primeira fase do Carioca e da Primeira Liga já se pode perceber a diferença de maratona de jogos entre os clubes. Nos primeiros 44 dias da temporada, Flamengo e Fluminense entrarão em campo em 11 oportunidades. Já Botafogo e Vasco, no mesmo período, disputarão 8 jogos.

Vale ressaltar que os jogos de Fluminense e Flamengo na Liga serão justamente na folga existente na tabela. Enquanto Botafogo e Vasco terão tempo para descansar e fazer ajustes na equipe, tricolores e rubro-negros terão que cumprir compromissos na Liga. Existe a possibilidade de utilizar equipe reservas, hipótese descartada para o Estadual após risco de punição e pedido da TV Globo. Essa hipótese poderá ocorrer na Primeira Liga, o que não contribuiria para a afirmação da competição.