Topo

'Puxões de orelha' e conselhos: a relação entre jovens e veteranos no Vasco

Mateus Pet, de 17 anos, conversa com Andrezinho, de 32: harmonia no Vasco - Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco
Mateus Pet, de 17 anos, conversa com Andrezinho, de 32: harmonia no Vasco Imagem: Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/01/2016 06h00

O elenco atual do Vasco conta com dez jogadores com idade entre 17 e 20 anos e nove com mais de 30. A mescla entre juventude e experiência, até o momento, tem fluído da melhor maneira possível.

Realizando a pré-temporada em Pinheiral (RJ), o grupo cruzmaltino demonstra harmonia no dia a dia e os veteranos fazem questão de elogiar e dar conselhos na hora certa, assim como "puxões de orelha" quando se faz necessário.

"Às vezes, temos que dar um puxão de orelha na garotada, mas está legal essa interação com os jovens", destacou Andrezinho, de 32 anos.

Coordenador científico do clube e muito próximo dos jogadores neste início da temporada por conta das avaliações e da programação de treinamentos, Alex Evangelista foi outro que valorizou o bom ambiente entre os grupos.

"Vocês (jornalistas) têm acompanhado os treinos como eles estão soltos. O nosso clima é muito bom, de muita união. É a mais pura verdade. Na mesa não tem panela. É todo mundo junto, cada dia sentam em lugares diferentes. O espírito de união é muito grande", enfatizou.

A preocupação com os jovens também ocorre entre a comissão técnica. Para o jovem meia Mateus Pet, de 17 anos, Jorginho e Zinho utilizam uma relação praticamente paterna.

"Jorginho e Zinho são como pais para os meninos que estão subindo agora. Falam o que está certo e o que está errado", disse.

Mesmo com apenas 22 anos, o zagueiro Luan se comporta como um veterano e já se coloca a disposição para aconselhar os mais jovens, como fez com o atacante Thalles, que é tido como uma promessa, mas se envolveu em polêmicas extracampo e luta contra a balança.

"Aposto muito no Thales esse ano, converso muito com ele. Vocês (jornalistas) podem ver a dedicação dele no dia a dia. Confio muito na rapaziada que está aqui", destacou.