Criciúma e Cruzeiro empatam em 1 a 1 na estreia da Primeira Liga

Do UOL, em Belo Horizonte

Cercada de polêmicas, a Primeira Liga teve seu pontapé inicial nesta noite de quarta-feira. Um dos jogos que abriu a primeira rodada aconteceu entre Criciúma e Cruzeiro, no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, e que terminou com o empate em 1 a 1. Os gols da partida foram marcados por Alisson, pela Raposa, e Diego Giaretta, pelo Tigre, ambos ainda no primeiro tempo. O confronto também marcou o início oficial da era Deivid no comando do time celeste. No outro jogo do grupo, o Atlético-PR venceu o Fluminense por 1 a 0.

Com o resultado, as equipes iniciam o grupo 1 da competição com um ponto cada. A segunda rodada está prevista para acontecer nos dias 17 e 18 de fevereiro. O Cruzeiro vai receber o Fluminense em Belo Horizonte enquanto o Criciúma visita o Atlético-PR, no Paraná.

Vale lembrar que um acordo entre todas as equipes da competição não permitiu que jogadores fora do BID entrassem em campo. No Cruzeiro, apenas Douglas Coutinho foi relacionado. Os recém-contratados Sánchez Miño, Pisano e Bruno Nazário e Marciel não atuaram, e o atacante Rafael Silva ficou em Belo Horizonte. Dentro de campo, o time foi basicamente o mesmo de 2015, mas já estampou a marca da Caixa Econômica Federal, nova patrocinadora para esta temporada.

O jogo

Jogo bastante movimentado no Heriberto Hülse, com o Cruzeiro começando melhor, mas passando sufoco no final do primeiro tempo. Quando tinha a bola no chão, a equipe visitante trabalhava bem os passes e a movimentação entre os atletas, características da nova filosofia de Deivid. A ausência de um centroavante fixo não significou falta de referência dentro da grande área, tanto que este foi o cenário do primeiro gol. Após um lançamento primoroso de Manoel, Fabrício cruzou rasteiro da esquerda e a bola ainda passou por Marcos Vinícius e De Arrascaeta antes de chegar em boas condições para Alisson bater de primeira e inaugurar as redes da Primeira Liga.

Problema detectado ainda na pré-temporada, a bola parada não deixou de assustar a meta do Cruzeiro. A escalação ofensiva de Deivid foi ousada, mas permitia contra-ataques e roubadas de bola quando o time não trabalhava bem. Pelo alto, o Criciúma sempre levava perigo e foi assim amadureceu o empate. Dez minutos após o gol celeste, Diego Giaretta aproveitou uma falha coletiva para cabecear na saída de Fábio e deixar tudo igual. Apesar da falha, o goleiro cruzeirense se redimiu do erro. O jogo seguiu movimentado lá e cá e com boas chances para os dois lados, mas o placar não foi alterado graças ao camisa 1 da Raposa.

No segundo tempo de jogo, o Criciúma não diminuiu o ímpeto em campo e continuou dando trabalho ao goleiro Fábio, novamente responsável por evitar fortes ofensivas. O sistema defensivo do Cruzeiro seguiu deixando a desejar, ainda confuso e falhando em alguns momentos na marcação. Na frente, as boas ações melhoraram bastante principalmente após a entrada de Gabriel Xavier, resgatando as chegadas em velocidades e toques rápidos que já não estavam mais acontecendo. A partir daí, o time cresceu e voltou a ameaçar, tornando o jogo bem mais equilibrado até os minutos finais. 1 a 1 placar final.

CRICIÚMA 1x1 CRUZEIRO

Motivo: 1ª rodada, grupo C da Primeira Liga 2016
Data/hora: 27/01/2016, às 19h30
Local: Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC)
Árbitro: Charles Martins Lemos (RS)
Assistentes: José Javel Silveira (RS) e Carlos Henrique Selbach (RS)

GOLS: Alisson, 14'1ºT (0-1); Diego Giaretta, 23'1ºT (1-1)
Cartões amarelos: Alisson, Bruno Rodrigo, De Arrascaeta (CRU)
Cartão vermelho: Não teve.
Público/Renda: 7040 pagantes/R$60.835,00

CRICIÚMA: Luiz; Ezequiel, Raphael Silva, Diego Giaretta e Marlon; Barreto (Natan - 43'2ºT), Douglas Moreira, Ricardinho e Wellington Saci (Jefferson - 32'2ºT); Bruno Lopes (Kalil - 32'2ºT) e Roger Guedes. Técnico: Roberto Cavalo.
CRUZEIRO: Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo e Fabrício; Henrique e Ariel Cabral; De Arrascaeta (Gabriel Xavier - 23'2ºT), Marcos Vinícius (Allano - 16'2ºT) e Alisson (Douglas Coutinho - 36'2ºT); Willian. Técnico: Deivid.

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos