Topo

Inter lembra até 2005 para pedir apoio da torcida na Primeira Liga

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

27/01/2016 06h00

O Internacional está confirmado na Primeira Liga e usa uma passagem histórica para mobilizar o seu torcedor em torno do novo torneio. Em campanha para atrair público expressivo na estreia, nesta quarta-feira (27) diante do Coritiba, o Colorado lembra até dos 11 jogos anulados do Campeonato Brasileiro de 2005 e das ameaças da CBF à época.

Curiosamente, a última rodada do Brasileirão daquele ano colocou Inter e Coritiba frente a frente. No Couto Pereira. No intervalo daquele jogo, a diretoria do Colorado foi orientada a desistir da ação na Justiça que pretendia reparar a anulação de jogos apitados por Edilson Pereira de Carvalho.

No campo, contra o time paranaense, o Inter perdeu. O Corinthians acabou campeão, mas em reflexo das partidas anuladas e dos pontos conquistados em jogos onde a equipe paulista já havia sido derrotada. A pressão da CBF para que o Colorado não fosse adiante na Justiça comum veio à tona.

“Em 2005 nos tomaram o título na mão grande. E me lembro, as ameaças exigiram e foram por escrito. Nos ameaçaram de rebaixamento, de nos tirar da Libertadores e acabamos retirando a ação que tinha por objetivo reparar os dados causados com a anulação”, relembra Vitorio Piffero.

Naquele episódio, o ex-presidente do Grêmio, Fábio Koff, foi peça importante. À frente do Clube dos 13, Koff ajudou o Internacional a agilizar a retirada da ação na Justiça. Na segunda-feira, em festa de premiação dos melhores do campeonato, a diretoria do Colorado foi pressionada pessoalmente por dirigentes da CBF e alertada pelo STJD dos riscos. O processo foi arquivado e as ameaças não se concretizaram.

Na temporada seguinte, o Internacional acabou sendo campeão da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes. Dez anos depois, o clube tem a chance de reviver a oposição ferrenha à CBF entrando em campo justamente contra um rival que participou do episódio de 2005.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X CORITIBA