Topo

Zagueiro de 18 anos do SP aceita convite e defenderá a Sérvia em amistoso

Divulgação/Site oficial do São Paulo
Imagem: Divulgação/Site oficial do São Paulo

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

27/01/2016 11h33

O São Paulo foi comunicado na última terça-feira pela federação sérvia de futebol sobre a convocação do zagueiro Lyanco, de 18 anos, para a seleção sub-19 do país. Depois de monitorar e sondar o atleta, nascido no Espírito Santo e neto de iugoslavos, a seleção sérvia selecionou o atleta para um amistoso contra a Espanha no dia 2 de março. Lyanco já aceitou o convite, que não o impossibilita de defender o Brasil no futuro. O jovem já atuou pelo time profissional do São Paulo em 2015 e é considerado uma das principais promessas do clube. 

O estafe de Lyanco vinha conversando com a federação sérvia nos últimos meses sobre a possibilidade. Uma vez que Lyanco possuir a segunda nacionalidade, não haverá problema em participar do amistoso. O jogador já fala em atuar em competições oficiais pela Sérvia, mesmo que isso represente a impossibilidade de atuar pelo Brasil no futuro. 
 
Via assessoria de imprensa, Lyanco afirmou ter aceitado o convite depois de ter conversado brevemente com a família sobre o tema. 
 
"Trouxeram esta hipótese a mim e a minha família para que tomássemos uma decisão, me entusiasmei e aceitei na hora. Fiquei muito feliz e orgulhoso com esse reconhecimento, afinal, quem sabe, posso estar disputando as principais competições internacionais pela Sérvia, o que seria um grande desafio. Aguardo o contato direto para me apresentar o quanto antes e iniciar esta nova etapa na minha vida", falou o jogador.
 
Lyanco passou pelas categorias de base do Botafogo e foi contratado para a categoria sub-20 do São Paulo em janeiro de 2015. Poucos meses depois, foi promovido pelo técnico colombiano Juan Carlos Osorio ao time profissional e chegou a ser testado como volante e até como lateral-direito. Nos últimos dias o São Paulo decidiu que Lyanco deixaria provisoriamente o time profissional para reforçar o elenco sub-20 na disputa da Copa Libertadores da categoria.