Bayern é o clube mais popular entre torcedores chineses, aponta estudo

Do UOL, em São Paulo

  • WU HONG/EFE

    Presença em jogos na China aumentou popularidade do Bayern no país

    Presença em jogos na China aumentou popularidade do Bayern no país

Nada de Barcelona ou Real Madrid. O clube mais popular entre os torcedores chineses é o Bayern de Munique.

De acordo com o relatório da consultoria esportiva Mailman, o clube alemão lidera a lista de clubes mais populares da China. A pesquisa é feita com base em sucesso comercial e acompanhamento em mídias sociais, entre outros critérios.

"A China é diferente do resto da Ásia, e os clubes acharam difícil ter sucesso aqui no passado", diz Andrew Collins, diretor executivo da Mailman, à rede de TV britânica BBC. "Mas isso está mudando agora. Os governantes chineses querem promover o esporte internacional, principalmente o futebol, e isso torna a população mais ativa", completa.

Em mídias digitais, o Bayern de Munique lidera a preferência entre torcedores chineses, pouco à frente de Manchester United, Liverpool, Real Madrid e Arsenal. O Barcelona é apenas o sexto colocado, à frente de Milan, Tottenham, Manchester City e Paris Saint-Germain.

Para a consultoria, dois motivos explicam a liderança do Bayern. Além de ir à China para realizar amistosos, como fez em julho, o Bayern, também tem uma política de venda de direitos de TV que o coloca com frequência em canais do país. Os ingleses têm presença forte nas televisões chinesas, mas com jogos distribuídos entre clubes.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos