Conmebol declara voto a Infantino para a presidência da Fifa

Do UOL, em São Paulo

  • FABRICE COFFRINI

    Infantino conta com o apoio da Conmebol, Europa e Caribe nas eleições da Fifa

    Infantino conta com o apoio da Conmebol, Europa e Caribe nas eleições da Fifa

A Conmebol comunicou nesta quinta-feira que apoiará o candidato Gianni Infantino para a presidência da Fifa. Infantino é secretário-geral da Uefa e principal representante da Europa para o pleito, que acontecerá no fim de fevereiro.

O suíço Infantino é um dos cinco candidatos na corrida pela direção da Fifa, ao lado do presidente da Confederação Asiática de Futebol, xeique Salman Bin Ebrahim Al Khalifa, do ex-vice-secretário-geral da Fifa Jérôme Champagne, da França, o empresário e político sul-africano Tokyo Sexwale e o ex-membro do comitê executivo da Fifa príncipe Ali Bin Al Hussein, da Jordânia.

O apoio da Conmebol dá maior volume à candidatura de Infantino. A entidade que regula o futebol na América do Sul é formada por 10 federações. As federações de um mesmo continente costumam seguir a indicação de voto de sua respectiva confederação.

IA eleição do dia 26 de fevereiro terá votação secreta, na sede da Fifa, na Suíça. 

Infantino já havia recebido da União Caribenha de Futebol a notícia de que terá os votos das federações locais. O Caribe tem direito a 25 votos nas eleições.

Infantino tem como principal adversário o xeque Salman Al Khalifa, que preside a Confederação Asiática de Futebol. Recentemente, os asiáticos firmaram acordo com a Confederação Africana de Futebol, maior colegiado da Fifa. 

A Confederaçao Africana tem direito a 54 votos. A Europa terá 53 representantes no pleito. A Ásia vem logo em seguida, com 46 representantes. As federações da América Central totalizam 41 votos.

Ao todo, 209 federações poderão escolher o próximo presidente da Fifa. Com a disputa acirrada, Infantino e Salman miram o apoio das federações da Oceania (que têm direito a 10 votos).

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos