Topo

Primeira Liga criará "STJD próprio" e Fred será julgado por soco em rival

Fred desferiu soco em Léo e ambos foram expulsos do jogo entre Flu e Atlético-PR - NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
Fred desferiu soco em Léo e ambos foram expulsos do jogo entre Flu e Atlético-PR Imagem: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/01/2016 06h00

A Liga Sul-Minas-Rio teve início na última quarta-feira, mas alguns pontos de organização da competição estão pendentes e serão resolvidos ao longo do campeonato. E muito disso se deve à falta de apoio de algumas federações estaduais e da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Prova disso é que a Primeira Liga anunciará nesta segunda-feira a criação de uma comissão disciplinar que julgará atitudes de jogadores no torneio.

Isso representa que Fred será julgado por essa comissão, após ser expulso por ter desferido um soco no lateral direito Léo, do Atlético-PR, que estava de costas no momento em que foi atingido. A informação é do jornalista Carlos Eduardo Mansur, do O Globo, e confirmada pelo UOL Esporte. Por se tratar de uma competição não reconhecida pela CBF, uma possível punição não é válida para jogos do Campeonato Carioca, Brasileiro e Copa do Brasil, por exemplo.

E a criação da comissão disciplinar se fez necessária por causa da CBF. A Primeira Liga tinha como objetivo utilizar o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) com toda sua estrutura, assim como já ocorre no restante do ano nas demais competições. A entidade máxima do futebol brasileiro, porém, interveio de maneira retaliativa e vetou a situação.

“A criação da comissão foi motivada pela interferência da CBF no STJD, que seria o órgão disciplinar da liga, mas que hoje deixou de ser”, disse Eduardo Carlezzo, diretor jurídico da Primeira Liga ao UOL Esporte.

Assim, a Primeira Liga teve, de última hora, criar um ‘STJD próprio’ para manter a ordem e disciplina dos jogadores na competição. Vale ressaltar que o ato de Fred não foi o que motivou toda essa situação, embora tenha agilizado o processo. Dessa forma, a comissão deverá ser anunciada de maneira oficial nesta quinta-feira.