Topo

Fifa aceita apelação de Real e Atlético e clubes poderão contratar atletas

AFP PHOTO / GERARD JULIEN
Imagem: AFP PHOTO / GERARD JULIEN

Do UOL, em São Paulo

29/01/2016 16h21

O Atlético de Madri e o Real Madrid tiveram suas sanções que proibiam os clubes de contratarem jogadores na janela de verão europeia suspensa no momento. Foi aceito o pedido de suspensão cautelar da medida imposta pela Fifa até que a entidade tenha uma posição final sobre o caso.

"A Comissão de Apelação da Fifa concede suspensão cautelar da sanção enquanto o recurso apresentado pelo clube seja julgado”, escreveu o Atlético de Madri em sua conta no Twitter.

O Real Madrid também se pronunciou por meio de comunicado em seu site. "O Real Madrid comunica que a Comissão de Apelação da Fifa decidiu suspender de força cautelar a sanção imposta ao clube".

O Atlético havia apresentado duas reclamações quanto à sanção da Fifa. Uma pedindo que seja anulada a punição e outra solicitando uma suspensão cautelar até que a apelação resolva o assunto. 

A medida é semelhante a que acontece com o Barcelona em abril de 2014, quando o clube também ficou proibido de contratar, no entanto, a janela europeia de verão estava mais próxima na época. No caso do Real e do Atlético, o caso pode se encerrar definitivamente em junho, antes da janela abrir e a sanção pegaria as janelas de verão de 2016 e inverno de 2017. 

No último dia 14, Real Madrid e Atlético foram proibidos de contratar jogadores pela Fifa por conta de irregularidades nas contratações de atletas menores de idade. 

A entidade máxima do futebol emitiu uma nota oficial sobre o caso dizendo que os clubes serão proibidos de contratar atletas após a temporada 2015/2016 e no intervalo de fim de ano da temporada 2016/2017.

A Fifa investigava há um ano se Real Madrid e Atlético haviam feito contratações de menores de 18 anos, o que é proibido pela entidade.