Topo

Neymar, Alex Teixeira e Jonas ameaçam reinado de Messi e CR7 em artilharia

Jonas é um dos brasileiros na briga - Jose Sena/EFE/EPA
Jonas é um dos brasileiros na briga Imagem: Jose Sena/EFE/EPA

Do UOL, em São Paulo

29/01/2016 10h01

O reinado de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi como vencedores da Chuteira de Ouro da Europa está ameaçado nesta temporada. Após mais da metade dos campeonatos jogados, os dois terão de correr atrás para não perder o domínio que tem desde a temporada 2008/2009.

Três dessas ameaças na atual temporada são brasileiras, Neymar, Jonas e Alex Teixeira. O atacante do Benfica é quem vive melhor situação entre os atletas do Brasil.

Hoje, a liderança pela Bota de Ouro pertence a Gonzalo Higuain, do Napoli. Ele fez 21 gols no Campeonato Italiano que tem peso 2. Alex Teixeira até foi às redes mais vezes que ele, mas, na Ucrânia, o peso do gol é de 1,5. Assim, o argentino tem 42 pontos contra 33 do brasileiro.

Jonas aparece na segunda posição com 19 gols feitos no Campeonato Português, que também tem peso 2, o que o deixa com 38 pontos. Neymar está com 16 gols, outra seja, com 32 pontos está atrás de Alex Teixeira.

Entre Neymar e os líderes ainda aparecem Robert Lewansdowski e Karim Benzema, com 17 gols, Paco Alcácer, Aubameyang e Suárez, com 18 gols.

A melhor chance de “salvar” o domínio de Ronaldo e Messi é o português. O atacante do Real Madrid tem 16 gols hoje. Já Messi marcou apenas 11 vezes.

De 2009 para cá, Cristiano Ronaldo e Messi revezaram no posto de maior artilheiro do futebol europeu. Em 2013/2014, os dois quase foram ultrapassados por Luis Suárez, na época no Liverpool, mas o uruguaio terminou empatado com o português.

Nas outras cinco temporadas neste período, Cristiano Ronaldo venceu mais duas vezes enquanto Messi conquistou a Chuteira de Ouro em três oportunidades.