Topo

Após Pet, Jorginho concede "diploma de formado" para outro jovem do Vasco

Matheus Índio é observado por Nenê em treino do Vasco: jovem foi efetivado - Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco
Matheus Índio é observado por Nenê em treino do Vasco: jovem foi efetivado Imagem: Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/01/2016 06h00

Com 19 anos, Matheus Índio ainda não teve a oportunidade de ingressar no ensino superior por conta dos compromissos do futebol, mas no vestibular do Vasco, passou com louvor com o professor Jorginho. Em período de observação junto com mais seis jovens da base durante a pré-temporada, ele foi efetivado de vez pelo treinador e se junta a Mateus Pet, que já havia ganho a promoção antes mesmo do início das atividades.

Esta, porém, não será a primeira vez que Índio estará entre os profissionais. Ano passado, ele chegou a participar de três partidas, sendo titular em uma (contra o Rio Branco-AC pela Copa do Brasil) e entrou no decorrer de duas outras. Em seguida, porém, retornou para a equipe de juniores e permaneceu por lá até o fim da temporada.

Outro que está na “ponta da agulha” para receber a efetivação definitiva é o meia-atacante Evander, de 17 anos, considerado uma das maiores promessas das divisões de base do Vasco nos últimos anos.

“Vejo o Matheus Índio e o Evander muito mais compromissados com a parte tática, não só com a bola. A expectativa é a melhor possível pelo nível do comprometimento deles (os jovens) em todo período”, declarou o técnico Jorginho.

Matheus Índio coleciona passagens por seleções brasileiras de base e foi motivo de imbróglio no Cruzmaltino. No clube desde os sete anos, ele assinou seu primeiro contrato profissional em 2012, mas após o Vasco atrasar salários, luvas e impostos, o jogador entrou com uma ação na Justiça do Trabalho e se desligou de São Januário.

Após este período, ele atuou pela Penapolense e pelo Santos nas categorias de base, mas acabou acertando seu retorno com a volta de Eurico Miranda à presidência, muito por conta da amizade do filho do dirigente, Álvaro Miranda, com o atleta e seus familiares.

O goleiro Gabriel Félix, o lateral esquerdo Alan, o zagueiro Kadu Fernandes, e os atacantes Caio Monteiro e Renato Kayzer continuarão treinando entre os profissionais, mas descerão para os juniores periodicamente para disputar jogos do Estadual da categoria.