Topo

Grêmio percorrerá 900 km antes de jogar em casa pela primeira vez no ano

Jogadores do Grêmio encaram rotina de viagens no começo da temporada 2016 - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Jogadores do Grêmio encaram rotina de viagens no começo da temporada 2016 Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/01/2016 06h00

O Grêmio começou a temporada longe de casa. E tal situação vai se repetir pelos próximos dois compromissos. A 'temporada itinerante' do Tricolor teve início em Chapecó, vai até Caxias do Sul para o confronto com o Brasil de Pelotas neste domingo e depois até Novo Hamburgo para enfrentar o Aimoré pelo Gauchão. Ao todo serão 900 km contando idas e voltas até o primeiro jogo na Arena. 

Isso que o princípio dos compromissos oficiais é marcado por torneios regionais. Mas nem parece. No primeiro compromisso da Primeira Liga, o mando era do Avaí, mas a partida foi disputada na Arena Condá, em Chapecó. 
 
A estreia pelo Gauchão, no próximo domingo, terá mando do Brasil de Pelotas, mas o duelo será realizado no estádio Centenário, em Caxias do Sul. Tudo porque o Bento Freitas, casa do Brasil, passa por reformas. 
 
E quando poderia em fim atuar sob seus domínios, o Grêmio precisará cumprir punição pelo arremesso de cadeiras feito por torcedores em aficionados rivais em um dos Gre-Nais do Gauchão passado. Por isso, mandará sua partida no próximo dia 4 no Estádio do Vale, que pertence ao Novo Hamburgo. 
 
A distância entre Porto Alegre e Chapecó fica perto de 350 Km. São mais 40 Km até Novo Hamburgo e 100 Km até Caxias. Somando ida e volta dá 900 Km para fazer três jogos em um espaço de tempo de uma semana. 
 
Até pelo desgaste, o técnico Roger Machado está dosando a participação dos titulares em todos os jogos. Contra o Avaí, por exemplo, apenas Marcelo Grohe do time considerado ideal esteve em campo. 
 
E o primeiro jogo em casa da temporada acontecerá apenas no dia 6, diante do Coritiba. 
 
A estreia pelo Gauchão, neste domingo, marca o primeiro jogo do time titular, que prioriza a disputa da Libertadores. A equipe perdeu Ramiro e Giuliano recentemente e procura substitutos.