Cirurgião de jogador do XV diz que causa de mal súbito não foi identificada

Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação/XV

    Lateral Cláudio Canavarros morreu nesta segunda-feira aos 21 anos

    Lateral Cláudio Canavarros morreu nesta segunda-feira aos 21 anos

A equipe médica da Santa Casa de Piracicaba não pôde identificar a causa do mal súbito que causou uma parada cardiorrespiratória no lateral Cláudio Canavarros, do XV de Piracicaba. Após uma semana internado em coma induzido, o jogador morreu nesta segunda-feira, aos 21 anos.

Segundo o neurocirurgião Ary Marconi Jr., nenhum exame foi capaz de especificar o motivo que originou o problema em um treino do XV na última segunda-feira. Testes cardiológicos não apontaram anormalidades no coração, e uma tomografia não constatou nenhuma lesão neurológica, como um aneurisma cerebral ou um AVC. A possibilidade é que tenha havido uma "arritmia súbita e inexplicada", que fez com que Canavarros tivesse uma parada cardiorrespiratória assim que chegou ao hospital.

"Na cardiologia, é raro, mas é possível. Existe a possibilidade de uma arritmia súbita e às vezes inexplicada, e essa arritmia pode levar a uma parada cardiorrespiratória. Isso não é normal, é um acontecimento raro", disse o médico em contato com o UOL Esporte.

O cirurgião também disse que Canavarros teria sequelas neurológicas graves se sobrevivesse. Segundo o Dr. Marconi, que realizou uma cirurgia no cérebro do atleta na quarta-feira, seria impossível ele voltar a jogar futebol.

"Ficaria completamente impossibilitado para a vida de esportes. A isquemia foi grave em várias regiões do cérebro", disse o médico da Santa Casa de Piracicaba.

A operação feita na quarta-feira, segundo o neurocirurgião, tinha o objetivo de controlar a pressão intracraniana de Canavarros por meio de um cateter instalado na região frontal do cérebro. A cirurgia foi bem-sucedida, mas o jogador não resistiu às lesões cerebrais causadas por falta de oxigenação durante os 30 minutos em que ele ficou em parada cardiorrespiratória.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos