Topo

Cirurgião de jogador do XV diz que causa de mal súbito não foi identificada

Lateral Cláudio Canavarros morreu nesta segunda-feira aos 21 anos - Divulgação/XV
Lateral Cláudio Canavarros morreu nesta segunda-feira aos 21 anos Imagem: Divulgação/XV

Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

01/02/2016 14h09

A equipe médica da Santa Casa de Piracicaba não pôde identificar a causa do mal súbito que causou uma parada cardiorrespiratória no lateral Cláudio Canavarros, do XV de Piracicaba. Após uma semana internado em coma induzido, o jogador morreu nesta segunda-feira, aos 21 anos.

Segundo o neurocirurgião Ary Marconi Jr., nenhum exame foi capaz de especificar o motivo que originou o problema em um treino do XV na última segunda-feira. Testes cardiológicos não apontaram anormalidades no coração, e uma tomografia não constatou nenhuma lesão neurológica, como um aneurisma cerebral ou um AVC. A possibilidade é que tenha havido uma "arritmia súbita e inexplicada", que fez com que Canavarros tivesse uma parada cardiorrespiratória assim que chegou ao hospital.

"Na cardiologia, é raro, mas é possível. Existe a possibilidade de uma arritmia súbita e às vezes inexplicada, e essa arritmia pode levar a uma parada cardiorrespiratória. Isso não é normal, é um acontecimento raro", disse o médico em contato com o UOL Esporte.

O cirurgião também disse que Canavarros teria sequelas neurológicas graves se sobrevivesse. Segundo o Dr. Marconi, que realizou uma cirurgia no cérebro do atleta na quarta-feira, seria impossível ele voltar a jogar futebol.

"Ficaria completamente impossibilitado para a vida de esportes. A isquemia foi grave em várias regiões do cérebro", disse o médico da Santa Casa de Piracicaba.

A operação feita na quarta-feira, segundo o neurocirurgião, tinha o objetivo de controlar a pressão intracraniana de Canavarros por meio de um cateter instalado na região frontal do cérebro. A cirurgia foi bem-sucedida, mas o jogador não resistiu às lesões cerebrais causadas por falta de oxigenação durante os 30 minutos em que ele ficou em parada cardiorrespiratória.