Topo

Peñarol diz que clubes podem boicotar Libertadores se Liga não for atendida

Do UOL, em São Paulo

02/02/2016 16h06

O presidente do Peñarol, Juan Pedro Damiani, afirmou em entrevista ao canal argentino TyC Sports que os times grandes da América do Sul podem boicotar a Copa Libertadores se a Conmebol não ouvir as propostas das equipes, que buscam se organizar em uma Liga Sul-Americana de Clubes.

"Na semana passada estivemos em Assunção e fomos recebidos pelo novo comitê (da Conmebol). Conseguimos várias melhoras. Mas se não escutam nossas propostas, cabe a possibilidade de que os clubes grandes não joguem a Libertadores, ainda que seja uma situação que ninguém quer", disse Damiani.

O dirigente explicou as mudanças que os clubes já conseguiram para a disputa da Libertadores. "Praticamente estão duplicando os prêmios, e agora estão eliminando os 10%, que eram absurdos, porque a Conmebol ficava com 10% brutos da arrecadação dos jogos. Assim, acho que vai ser positivo".

Nesta quarta-feira, em Buenos Aires, representantes dos clubes irão se reunir para discutir a fundação oficial da Liga Sul-Americana. Estão confirmados no encontro times brasileiros, como Grêmio, São Paulo e Internacional, além da previsão da presença de Atlético-MG e Corinthians.

"É o início de um movimento para que os clubes tenham mais informação, porque os direitos são dos clubes", afirmou Damiani.