Topo

Fred estreia 'STJD' da Primeira Liga e pode levar até 12 jogos de gancho

Danilo Lavieri e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

03/02/2016 15h42

Após a estreia em campo, a Primeira Liga fará sua primeira atuação nos bastidores da Justiça Desportiva. A Comissão Disciplinar do torneio se reunirá pela primeira vez no próximo dia 11 (quinta-feira após o Carnaval), na sede da OAB em Belo Horizonte (MG), para julgar o caso da agressão de Fred no duelo entre Fluminense e Atlético-PR.

Após dar um soco no lateral Léo, do time paranaense, o atacante Tricolor será julgado com base no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – artigo 254-A – pelos integrantes do novo grupo. Esta será a primeira sessão do órgão criado no último dia 28.

Apesar de ter recebido o soco, o lateral do Atlético-PR também será julgado, visto que o árbitro Célio Amorim relatou na súmula que ambos “se agrediram mutuamente”.

Denunciados por “praticar agressão física durante partida, prova ou equivalente”, ambos os atletas podem ser suspensos de quatro a 12 jogos – perdendo o restante da edição 2016 da Primeira Liga.

Com partida no Campeonato Carioca marcada para a mesma data – contra o Madureira –, o atacante Fred ainda não sabe se irá comparecer ao julgamento. A expectativa interna, no entanto, é que o jogador marque presença, até por uma questão diplomática do Fluminense de prestigiar o órgão e o torneio.

A Comissão da Primeira Liga usa o CBJD como parâmetro, mas é independente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), que é o responsável pelos julgamentos organizados pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).