Topo

Mais rápido da Espanha: conheça o "Pantera" disputado por Real e Barça

Do UOL, em Barcelona

04/02/2016 06h00

Todo o ano, o mercado de verão da Europa reserva uma disputa entre Barcelona e Real Madrid. Foi assim com Neymar e Luis Suárez, que acabaram no Barça, ou com Isco e Danilo, atualmente no time da capital. Agora, o novo alvo de disputa dos clubes é o Iñaki Williams, de 21 anos, a sensação do Athletic de Bilbao na temporada. 

Williams foi fenômeno nas categorias de base do clube basco, com mais gols do que jogos, e faz ótima temporada, mas se destaca mesmo no país por conta da velocidade. Um programa da emissora de televisão espanhola “Cuatro” o colocou como o mais rápido jogador da Liga espanhola e chegou a comprar “sprints” do jogador com Messi e Cristiano Ronaldo. O resultado obtido por ele foi de 35,71km/h como ponto máximo, contra 33,6km/h de Cristiano Ronaldo e 32,5km/h de Messi. A marca lhe rendeu o apelido de “Pantera” na Espanha.
 
O pai, nascido na Libéria, e mãe, de Gana, foram exilados por conta da guerra que tomou conta dos países no princípio dos anos 90 e se conheceram em um campo de concentração em Acra, capital de Gana. Os dois imigraram a Bilbao refugiados. Ali, em 94, nasceu Iñaki Williams.
 
Na cidade vizinha Pamplona, Williams começou a jogar futebol e logo chamou a atenção de olheiros do Athletic. Com 14 anos na primeira temporada no clube, jogando pela categoria sub-15, marcou 31 gols, nas 27 partidas disputadas. A ascensão foi rápida e atuando pelo time B com 17 anos na segunda divisão da Espanha fez oito gols, em 14 partidas.
 
Sorridente e brincalhão, Iñaki Williams chegou ao profissional do Athletic de Bilbao em 2014 sendo chamado de Balotelli pelos companheiros de equipe. Foi o primeiro negro a jogar pelo time em 117 anos - a exceção se dá pela política do clube de contar somente com jogadores nascidos no país basco, e não pelo racismo. 
O primeiro gol não tardou, e foi marcado na terceira partida como titular, no empate por 2 a 2 contra o Torino, pela Liga Europa, em fevereiro de 2015. De lá pra cá, o jogador passou a acumular constantes partidas como titular e na temporada atual virou a sensação do Campeonato Espanhol por conta da velocidade, dribles e gols. São 12 na temporada, em 2! jogos no total.
 
Na semana passada, quando o Real Madrid surgiu como disposto a pagar a multa de 50 milhões de euros (cerca de R$ 222,5 milhões) na contratação no final da temporada em junho, Iñaki Williams fez o gol do Athletic na derrota por 3 a 1 para o Barcelona, no Camp Nou, pelas quartas de final da Copa do Rei – Barça ganhou no agregado por 5 a 2 -. No final de semana, o atacante fez o gol da vitória do time por 1 a 0 contra o Getafe, pelo Campeonato Espanhol. Agora, a imprensa espanhola também noticia o Barcelona como interessado na aquisição – outra concorrência seria o Liverpool, que já assumiu interesse na contratação.  
 
 Esperança para a Eurocopa ou manobra? 
 
A ascensão relâmpago de Iñaki Williams já fez o treinador da Espanha, Vicente Del Bosque, dar declaração de que conta com o jogador para a disputa da Eurocopa, no meio do ano na França, mesmo sem o mesmo ter jamais defendido a seleção principal até o momento.
 
A declaração fez a imprensa da Espanha trabalhar com a possibilidade da provável convocação para amistosos preparatórios seja uma manobra para evitar perder Williams para a seleção de Gana, que tenta levar o jogador. A mesma prática parece ter sido usada por Del Bosque na convocação do marroquino Munir, do Barcelona, no ano passado – o jogador foi chamado apenas uma única vez e agora não pode defender a seleção do Marrocos de acordo com as leis da Fifa -.