Topo

Primeira Liga envia representante em embate entre clubes e Conmebol

Liga Sul-Americana teve participação de representante da Primeira Liga  - Reprodução
Liga Sul-Americana teve participação de representante da Primeira Liga Imagem: Reprodução

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

04/02/2016 16h01

A Primeira Liga enviou o seu diretor jurídico, Eduardo Carlezzo, como seu representante na reunião da Liga Sul-Americana de clubes na última quarta-feira (3), em Buenos Aires, na Argentina.

Como relatou o Blog do Rodrigo Mattos, o encontro teve a participação de 38 clubes, entre eles oito brasileiros, e o principal tópico foi a briga pelo acesso aos contratos da Libertadores. Não se descarta um rompimento se a Conmebol não atender as demandas dos times

Enquanto isso, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não teve participantes no encontro. Segundo membros da entidade, não houve convite por parte da liga independente. 

A CBF enfrenta resistência dos clubes, que não pretendem ser representados pelas associações nacionais na hora de batalhar por melhorias nos contratos nas competições continentais.  

Liderada por Boca Juniors, River Plate e Peñarol, a Liga teve a presença de brasileiros pela primeira vez. Atlético-MG, Santos, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Grêmio e Internacional enviaram representantes. O Cruzeiro deve ser o próximo.

A princípio, a Conmebol afirmou que não repassará os contratos da Libertadores ao clube e explicou que as entidades nacionais são as responsáveis pela interligação. O problema é que os clubes não querem ser representados apenas pelas entidades e enxergam nos presidentes das associações os maiores investigados em casos de corrupção, como é o caso de Marco Polo Del Nero, presidente licenciado da CBF.

O estatuto da Liga Sul-Americana de clubes será preparado e apresentado na próxima reunião em Porto Alegre em março.