Topo

Grêmio analisa como usar Henrique Almeida sem atrapalhar evolução do ataque

Everton e Luan são destaques do setor ofensivo do Grêmio neste começo de ano - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Everton e Luan são destaques do setor ofensivo do Grêmio neste começo de ano Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

05/02/2016 11h00

O Grêmio não tem problemas no ataque. Com seis gols marcados em duas partidas oficiais [dos titulares], os homens de frente só recebem elogios. Justo agora, quando o time recebeu mais um atleta para as funções ofensivas. Por isso, o técnico Roger Machado espera os treinamentos para encontrar a melhor forma de usar Henrique Almeida sem atrapalhar a evolução evidente que já acontece. 

Everton fez dois, Luan também, Pedro Rocha e Fernandinho foram outros a marcar. E não são apenas números, a quantidade de oportunidades criadas e a movimentação em harmonia rende apenas elogios do comando técnico. E agora poderá mudar. 
 
Tudo porque o Grêmio, desde o ano passado, repete que precisava de um finalizador. Um centroavante que pudesse participar do jogo e ainda ampliar o poder de conclusão da equipe. Agora se depara com a dúvida de como utilizar ele. 
 
Henrique não é homem de área clássico. Com histórico de seleções de base do Brasil, o jogador que passou por São Paulo, Botafogo, Bahia, Vitória, Sport e por último Coritiba se movimenta pelos flancos e aparece na área apenas quando necessário. Assim fez 13 gols no Brasileirão passado. 
 
Porém, Luan é o mais destacado jogador gremista na temporada e exatamente atuando como último homem de ataque. A função de 'falso 9' caiu bem ao atleta, que antes foi testado em todas as posições do meio para frente. 
 
Empurrar Luan para a direita até a volta de Giuliano? Recuar para a função de Douglas, que deixaria o time? Levar para esquerda e frear o crescimento relâmpago de Everton? Dúvidas que Roger Machado prefere esperar os treinamentos para sanar. 
 
"O que vai mostrar a melhor forma de utilizar o Henrique são os treinamentos. Vou conversar com ele também, para ver como prefere ser usado. É um jogador que completa as características dos nossos atacantes. Tem um bom poder de conclusão, joga centralizado ou mesmo pelas pontas", explicou o técnico.
 
Pesa na avaliação do comando, ainda, as últimas experiências com centroavante. Sempre que alguém esteve mais perto do gol adversário que Luan, seja Bobô ou Braian Rodríguez, não conseguiu render o esperado e ainda atrapalhou a movimentação do colega. 
 
Nesta sexta-feira, o jogador será apresentado oficialmente como atleta do Grêmio. Na última quarta-feira, ele assinou contrato pelas próximas quatro temporadas. E depois que tiver contrato publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, o treinador gremista começará a encerrar as interrogações e tentar fazer com que Henrique entre na equipe sem interferir no que se apresenta de bom.