Topo

Zagueiro-herói do Leicester superou polêmica com transexuais e lesões

AFP/ADRIAN DENNIS
Imagem: AFP/ADRIAN DENNIS

Do UOL, em São Paulo

07/02/2016 06h00

Destaque da sensação do Campeonato Inglês Leicester City na vitória por 3 a 1 sobre o Manchester City no sábado, o zagueiro Robert Huth vive um momento de reviravolta na carreira. Ele é um dos destaques do líder do torneio após perder vários jogos por lesões na última temporada e se envolver em uma polêmica das grandes por comentários transfóbicos na internet no início de 2015.

Na ocasião, acabou multado em 15 mil libras (cerca de R$ 85) e suspenso por dois jogos pela Federação Inglesa por participar de um jogo no Twitter, chamado "Cock or No Cock" no qual tinha de adivinhar o sexo de pessoas que apareciam em posição de sexo explícito. Huth fez comentários contra transexuais, mas depois apagou todas as suas postagens e pediu desculpas. 

Hoje em dia, em campo, não bastasse ser um dos pilares da defesa do Leicester, ele mostrou seu poder no ataque ao anotar dois gols contra o City e alcançou um feito impressionante. Se transformou no terceiro alemão com mais gols na história do Inglês. Com 19 superou até mesmo Michael Ballack e está a 11 de igualar o lendário Jürgen Klinsmann.

O bom momento do zagueiro de 31 anos que tem passagens pela seleção alemã - com 19 aparições entre os anos de 2004 e 2009 - em nada lembra o que viveu na temporada 2014/2015, quando ainda defendia o Stoke City.

Com uma lesão no joelho - que forçou a realização de uma cirurgia - ficou mais de seies meses fora. Tanto que perdeu espaço no clube e acabou emprestado para o Leicester.

Fez 14 jogos com a camisa dos Foxes no último campeonato e ajudou o time a se manter na Premier League. Seu desempenho agradou tanto que acabou acertando contrato por três anos, para receber cerca de 3 milhões de libras (cerca de R$ 17 milhões).

Nesta temporada, Huth uniu forças com o técnico Claudio Ranieri, o mesmo que em 2001 havia sido o responsável por tirá-lo do pequeno Union Berlin (ALE) e levá-lo para o Chelsea, abrindo as portas na Inglattera, de onde não saiu mais.

Para consagrar a reviravolta, só falta levar a taça do Inglês. A 13 rodadas do fim, o Liecester tem cinco pontos de vantagem na ponta.