Topo

Ídolo do Sport está em estado grave após infecção causada por parasita

Atacante Leonardo disputa lance pelo Sport no Campeonato Brasileiro de 1999 - Otávio de Souza/Diário de Pernambuco
Atacante Leonardo disputa lance pelo Sport no Campeonato Brasileiro de 1999 Imagem: Otávio de Souza/Diário de Pernambuco

Emanuel Colombari, Vanderlei Lima e Pedro A. Lopes

Do UOL, em São Paulo

12/02/2016 16h01

O ex-atacante Leonardo, de 41 anos, está em coma no Hospital da Restauração, no Recife (PE). Segundo a assessoria de imprensa do centro médico, o ex-jogador de Sport, Vasco da Gama, Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro e Vitória esteve em coma induzido até a madrugada desta quinta-feira em decorrência de uma neurocisticercose – infecção no sistema nervoso causada por água ou alimentos contaminados.

Internado há uma semana no HR, Leonardo não apresenta nenhuma evolução em seu quadro de saúde, já que não tem respondido ao tratamento convencional.

A equipe de neurocirurgia descarta a intervenção cirúrgica no ex-jogador. O HR, entretanto, diz que o estado é grave e que Leonardo corre o risco de sofrer sequelas cerebrais.

Leonardo sentiu-se mal no dia 3 de janeiro, procurando uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na capital pernambucana. Desorientado, foi encaminhado no mesmo dia ao HR por uma equipe médica.

O ex-jogador deu entrada no hospital às 21h44 (22h44 de Brasília), onde passou por uma tomografia e por uma ressonância. Os exames constataram uma lesão cerebral expansiva, na região do lobo parietal esquerdo (parte superior traseira do crânio). Inicialmente, pensou-se em um diagnóstico de neurotoxoplasmose.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa do HR, o quadro do ex-jogador “evoluiu mal” por conta de complicações virais. Leonardo foi encaminhado à UTI em coma induzido. Na madrugada desta quinta-feira, ele deixou o coma induzido, mas não retomou a consciência.

Apoio do Sport

Na quarta-feira, o Sport divulgou uma nota se colocando à disposição de Leonardo e seus familiares. De acordo com a assessoria de imprensa, a equipe médica do clube tem feito visitas rotineiras ao ex-jogador no Hospital da Restauração.

A equipe de comunicação do clube esclareceu que, "assim que o quadro for estabilizado, o Sport, seguindo a avaliação médica e junto à família, seguirá apoiando no que for necessário de acordo com o que for compreendido como o melhor para a saúde do ídolo".

Nascido em Picos, no interior do Piauí, Leonardo é o terceiro maior artilheiro da história do Sport, com 133 gols em 367 jogos. O jogador teve passagens por Corinthians, Vasco e Palmeiras.

Ele encerrou sua carreira no Afogadense, clube modesto do sertão pernambucano, em 2012.