Topo

Flamenguistas destroem banheiro de São Januário e 10 torcedores são detidos

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/02/2016 15h41

Horas antes do clássico entre Vasco e Flamengo, neste domingo (14), em São Januário, torcedores rubro-negros destruíram completamente o banheiro do estádio destinado aos torcedores visitantes. Portas e vasos foram arrancados e o local foi interditado pela Polícia Militar. Dez torcedores foram detidos por causa do incidente. 

Os flamenguistas chegaram na "Colina Histórica" por volta das 14h30 escoltados por policiais do Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios). Eles se reuniram na Praça 11, no Centro do Rio, e foram acompanhados pelas autoridades sem registros de confusão no caminho.

"Não houve qualquer tipo de confusão no caminho dos torcedores rubro-negros. Eles vieram em segurança", garantiu o major Hilmar Faulhabers.

Na chegada a São Januário, eles ficaram isolados na rua que dá acesso ao setor dos visitantes e houve muita reclamação. Nenhum bar da região abriu suas portas e não haviam ambulantes.

"Isso é uma palhaçada! Não tem água, não tem cerveja, não tem p... nenhuma! Foi assim em 2005, em 92... Isso é culpa do Eurico!", vociferou o torcedor Daniel Lima.

Dentro do estádio, um único bar atende os quase 2 mil flamenguistas e alguns saques já aconteceram em função dos funcionários não estarem dando conta da demanda. Revoltados, alguns torcedores protestaram: "Uh! É chiqueirão!".

Do outro lado do tapume, vascaínos provocam com cânticos de guerra, mas tudo sob controle da Polícia Militar.

CONFUSÃO NO BAR FAZ TORCEDOR PASSAR MAL

Um torcedor passou mal após um início de confusão no bar dos visitantes. Ele foi atingido por gás de pimenta disparado pelos policiais que tentaram acalmar os mais exaltados que reclamavam do fato de São Januário ter apenas um bar para visitantes e com apenas dois funcionários. 

Vários deles não conseguiam comprar água para se refrescar no forte calor que atinge a cidade do Rio de Janeiro. Os termômetros chegam a marcar 40ºC. 

Após a confusão, seguranças do Vasco passaram a ajudar os flamenguistas enchendo garrafas d'água e repassando à torcida. Um ambulante também foi deslocado para o local.