Atlético-MG é acusado de machismo em apresentação de nova camisa

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

    Modelos desfilam na apresentação da nova camisa do Atlético-MG

    Modelos desfilam na apresentação da nova camisa do Atlético-MG

Os uniformes do Atlético-MG foram apresentados nessa segunda-feira, em cerimônia que aconteceu numa casa de eventos na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Responsável pela confecção de todo o material, a Dryworld Industrie comemora o sucesso da venda antecipada para os lojistas – 70 mil unidades segundo a própria empresa – mas ao mesmo tempo se viu envolvida numa grande polêmica.

O clube mineiro e a empresa canadense foram acusados de machismo por causa do desfile que apresentou toda a coleção 2016 do Atlético. O principal motivo de reclamação é a diferença de tratamento para os modelos femininos e masculinos. Enquanto os homens subiam na passarela com calções e calças, muitas mulheres apareceram usando apenas biquínis e a camisa de jogo.

Com a TV Galo fazendo a transmissão ao vivo do evento, ainda com o desfile em andamento já começou a bronca com as roupas das modelos.

Responsável por toda a organização do evento, o Atlético usa o exemplo dos anos anteriores como resposta. Há muitos os uniformes do clube são apresentados com desfile de modelos e com mulheres trajando biquínis.

"O Atlético respeita o direito democrático das pessoas de discordarem, mas isso não significa que temos que concordar com as críticas. Não houve excesso, nem atitude machista. Mas reforçamos o direito de críticas e elogios. Há quinze anos agimos dessa forma, e essa foi a festa mais elogiada. Não há porque mudar algo que vem dando certo há esse tempo", explicou o diretor de comunicação do clube mineiro, Domênico Bhering.

O UOL Esporte também procurou a Dryworld, que entrou no mercado brasileiro nesta temporada. Além do Atlético, a empresa canadense já fechou com Goiás, Fluminense e Santa Cruz. Sobre a polêmica no desfile de apresentação dos uniformes atleticanos, o diretor executivo da Dryworld, Matheus Campagnolo, explicou como foi a participação da empresa.

"Quem organizou tudo foi o Galo. A gente entrou apenas com a parte financeira e com o material", comentou o executivo, que lamentou também o grande volume de reclamações.

Mais polêmica

Não bastasse as reclamações nas redes sociais, uma imagem da camisa distribuída para a Dryworld aos jornalistas começou a circular no Facebook. Na parte de instruções de como lavar, a frase "Give it to your wife" (Dê à sua esposa) causou mais revolta. A camisa em questão fazia parte do Press Kit da Dryworld, sem qualquer alusão ao clube.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos