Fla sofre, mas gol de pênalti no 2º tempo garante vitória sobre América-MG

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Flamengo teve mais uma atuação ruim nesta quarta-feira (17). Depois de perder para o rival Vasco, o Rubro-negro exibiu as conhecidas falhas, mas conseguiu vencer o América-MG por 1 a 0. O gol de Everton, em cobrança de pênalti no começo do segundo tempo, praticamente colocou os cariocas nas semifinais da Primeira Liga.

O time soma seis pontos, lidera o Grupo C e busca a melhor campanha. Na rodada final da primeira fase, o Flamengo terá pela frente o Figueirense no dia 9 de março. Mineiros e catarinenses também brigam pela classificação. Com a pausa no torneio, o Rubro-negro se concentra agora no clássico contra o Fluminense pelo Campeonato Carioca, domingo (21), às 19h30, em Brasília.

O jogo

Mandante do confronto, o Flamengo mostrou dificuldades para construir jogadas desde o início. A forte marcação do América-MG na intermediária complicou a estratégia e obrigou o time a trabalhar a bola na tentativa de furar a retranca. Por sua vez, os mineiros deixaram clara a aposta nos contragolpes e por pouco não abriram o placar aos 30 segundos. Osman chutou e Paulo Victor defendeu.

Foi o único lance de real perigo no primeiro tempo. O Flamengo fez a bola passar bastante pelo estreante Cuéllar e por Frederico Mancuello. A tentativa de pedir apoio dos laterais era frequente, mas não surtiu efeito. Sem Marcelo Cirino e Emerson Sheik, a equipe patinou com Everton e Gabriel. Não houve criatividade, sobraram erros e o time deixou o gramado debaixo de vaias.

O começo da segunda etapa deixou o Rubro-negro em um panorama mais favorável. Gabriel cruzou e a bola bateu no braço de Jonas dentro da área. Pênalti cobrado com categoria por Everton logo aos 2min. Aos 12min, Guerrero deu belo passe para Gabriel, que driblou o goleiro e marcou. No entanto, a auxiliar Nadine Bastos assinalou duvidoso impedimento.

Mesmo em vantagem, o Flamengo seguiu com dificuldades. O time sofreu muito para construir jogadas e só não colocou em risco o resultado por conta da postura defensiva do América-MG. Aos 36min, Cirino completou cruzamento de Everton e buscou Willian Arão. A zaga adversária apareceu para cortar e acertou o travessão. Ficou nisso o duelo em Cariacica. Apesar da vitória, o Rubro-negro ficou devendo futebol mais uma vez.

FLAMENGO 1 X 0 AMÉRICA-MG

Local: Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES)
Árbitro: Braulio Machado (SC)
Auxiliares: Nadine Schramm Câmara Bastos (SC) e Eli Alves (SC)
Renda: R$ 900.480,00
Público: 13.817 pagantes / 17.167 presentes
Cartões amarelos: Wallace (Flamengo); Leandro Guerreiro, Jonas, Rafael Bastos, Ernandes e Alison (América-MG)
Gols: Everton, aos 2min do segundo tempo

Flamengo
Paulo Victor; Rodinei, Wallace, Juan e Jorge; Márcio Araújo, Cuéllar e Mancuello (Marcelo Cirino); Gabriel (Willian Arão), Everton e Guerrero (Felipe Vizeu)
Técnico: Muricy Ramalho 

América-MG
João Ricardo; Jonas, Alison, Sueliton e Danilo; Pablo, Leandro Guerreiro (Ernandes) e Tony; Rafael Bastos, Osman (Victor Rangel) e Sávio (Tiago Luis)
Técnico: Givanildo Oliveira

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos