Topo

Santos almeja troca de iluminação na Vila e treinos noturnos no CT Rei Pelé

Clube paulista quer trocar refletores pela tecnologia LEAD, que consome menos energia - Santos FC/Divulgação
Clube paulista quer trocar refletores pela tecnologia LEAD, que consome menos energia Imagem: Santos FC/Divulgação

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

18/02/2016 06h00

A Vila Belmiro pode ficar mais moderna e iluminada. A diretoria do Santos projeta trocar os refletores do estádio. Os atuais podem ser substituídos pela tecnologia LED, que consome menos energia, além de aumentar a sensação de mais claridade no alçapão santista.

O Santos ainda realiza estudos sobre a troca de iluminação e espera colocar as lâmpadas de LED com a ajuda de um parceiro. Caso isso ocorra, os atuais refletores da Vila Belmiro já tem um destino – o CT Rei Pelé. A cúpula alvinegra almeja iluminar mais o centro de treinamento santista para realizar treinos noturnos e até jogos das categorias de base.

Com isso, comissão técnica e jogadores poderiam fugir do forte calor da Baixada Santista em alguns períodos do ano. A ideia seria realizar atividades na sexta-feira à noite, quando a equipe santista estivesse concentrada no Hotel Recanto dos Alvinegros, no CT Rei Pelé, para os jogos de domingo.

Assim, os atletas do Santos não precisariam treinar aos sábados, dia em que os treinos ocorrem entre às 10h e 13h (de Brasília), período de forte calor no litoral paulista. 

Neste ano, a Vila Belmiro já passou por reformas, mas somente no gramado. O campo foi adequado para atender as medidas do padrão Fifa de 105m x 68m, utilizado nos estádios da Copa do Mundo. A Vila tinha 105,8m x 70,3m, e precisou de pequenos ajustes.

Apesar dos constantes questionamentos dos santistas quanto a diminuição da capacidade de público do estádio, as dimensões do gramado não estavam entre as menores, superando palcos conhecidos como as novas arenas e o próprio Pacaembu, já também adequados as dimensões da Fifa.

A troca do gramado da Vila é uma prática comum em dezembro, mas não foi realizada no último ano.