Topo

Jornal aponta segredo da 'felicidade' do Barça: liberdade ao trio de ataque

Segundo "Sport", Luis Enrique não obriga trio de ataque a seguir orientações em campo - Reprodução
Segundo 'Sport', Luis Enrique não obriga trio de ataque a seguir orientações em campo Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

19/02/2016 15h04

O jornal catalão Sport apontou nesta sexta-feira um dos principais ingredientes para explicar o rendimento do Barcelona. Segundo a publicação, o técnico Luis Enrique deu liberdade para que Lionel Messi, Luis Suárez e Neymar façam o que quiserem em campo, sem obrigação de seguir orientações.

O aval explicaria inclusive o pênalti cobrado em dois toques na vitória sobre o Celta de Vigo. “O tridente goza de total liberdade da comissão técnica para jogar”, afirma o diário. “Podem fazer o que quiserem. ‘Enquanto jogadas como o pênalti (em dois toques) terminarem em gol, não há problemas’, comentam fontes próximas à comissão técnica.”

No caso de Neymar, a medida começou a ganhar forma em maio, na decisão da Copa do Reio 2014/2015. Na ocasião, o Barcelona venceu o Athletic Bilbao por 3 a 1 e conquistou o torneio, mas o jogador ficou marcado pela carretilha que aplicou sobre o zagueiro Unai Bustinza, criando grande confusão em campo. “Que se irritem, eu não vou mudar”, disse o camisa 11 na época.

“Luis Enrique passou de questionador de sua lambreta diante do Athletic, na final da Copa do Rei, a defensor de capa e espada (de Neymar) em cada entrevista coletiva. O brasileiro tem muito claro que o treinador está a seu lado, e de sua boca só sairão palavras boas sobre o asturiano (Luis Enrique)”, descreve o jornal, que vê como único problema para o técnico o fato de ter que administrar o ego dos demais atletas.

“O estafe e os craques estão de acordo. O outro foco que deve ser controlado é o resto do vestiário. O tridente leva todos os louros e o resto está assumindo isso, embora não sejam jogadores menores. No plantel há campeões do mundo, jogadores que também ganharam tudo ou que seriam os astros em qualquer outra equipe”, elogia.