Topo

Inscrito na Libertadores, situação de Werley no Grêmio ainda é um mistério

Werley está afastado dos planos da comissão técnica do Grêmio, mas pode voltar - Jeremias Wernek/UOL Esporte
Werley está afastado dos planos da comissão técnica do Grêmio, mas pode voltar Imagem: Jeremias Wernek/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

19/02/2016 06h00

Depois que a Conmebol aceitou a inscrição de Miller Bolaños, a principal novidade na lista de inscritos do Grêmio na Libertadores foi o zagueiro Werley. Com 26 anos, o defensor ainda não disputou uma partida sequer neste ano e nem foi relacionado para jogos do Gauchão quando os suplentes atuaram. Mas após as falhas da zaga gremista, já há quem defenda um melhor aproveitamento do atleta. 

Nos bastidores do Grêmio, há pessoas que defendem uma melhor avaliação de Werley. Com mais um ano de contrato e salários próximos a R$ 280 mil mensais, o jogador, que passou boa parte de 2015 na reserva do Santos, é considerado do mesmo nível dos que estão atuando. 
 
Hoje o grupo de zagueiros do Grêmio tem um nome incontestável: Pedro Geromel. Os demais já foram criticados em algum momento. Kadu, contratado no início do ano, teve rendimento questionado em todos os jogos que disputou até agora. Fred, que também chegou agora, ganhou a posição de titular e também acabou criticado. Bressan e Rafael Thyere completam a lista. 
 
Mas nem mesmo quando a determinação foi utilizar reservas, Werley não foi relacionado. Ficou fora da lista de inscritos no Gauchão e perdeu vaga no banco até para o jovem Lucas Rex, na Primeira Liga. 
 
Só que ninguém esperava que a defesa falhasse tanto no início do ano. Com isso, o jogador que ainda não acertou sua saída poderia ganhar nova oportunidade. 
 
Mas o comando ainda se nega a indicar melhor chance a Werley. O jogador tem rotina de treinos com os demais jogadores, mas sequer figura na primeira linha com frequência. 
 
Ele só não foi cedido ao Goiás porque o clube não conseguiu pagar sequer metade de seu salário. O Santos, na última semana, apresentou-se como possível destino em uma segunda temporada de empréstimo. Mas ainda não se movimentou oficialmente. 
 
Ou seja, a inscrição pode começar a atender aqueles que pensam que utilizar novamente o zagueiro com melhor média de gols marcados da história do Grêmio possa ser uma saída no momento de crise defensiva. Mesmo que isso ainda pareça distante pois a comissão técnica parece irredutível.