Brasil dá sorte e terá grupo com Equador, Haiti e Peru na Copa América

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Mladen ANTONOV

    Sorteio da Copa América Centenário 2016 foi realizado em casa de shows de Nova York

    Sorteio da Copa América Centenário 2016 foi realizado em casa de shows de Nova York

A seleção brasileira conheceu neste domingo os adversários que terá pela frente na Copa América Centenário 2016. E o caminho não será dos mais difíceis na primeira fase. Em sorteio realizado em uma casa de espetáculos de Nova York (EUA), o Brasil foi confirmado no grupo B do torneio ao lado de Equador, Haiti e Peru.

O time do técnico Dunga estreia no dia 4 de junho, no estádio Rose Bowl (Pasadena, Los Angeles), palco da conquista do tetracampeonato mundial – 1994, contra o Equador. No dia 8, em Orlando, o desafio será contra o Haiti. Fechando a primeira fase, o Brasil pega o Peru, no dia 12, em Boston. 

Coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi classificou o sorteio como bom, mas fez questão de valorizar os primeiros adversários.

"Foi um bom sorteio. Nós é que vamos fazer a dificuldade ou facilidade do torneio dentro de campo. Equador vive um momento muito bom e deve ser respeitado, são os líderes das Eliminatórias. Não conhecemos muito o Haiti, mas já vamos mandar nossos observadores para nos prepararmos. E o último adversário [Peru] será jogo difícil. Temos que mostrar a força do futebol brasileiro dentro de campo", disse, em tom diplomático.

O técnico Dunga seguiu o discurso do "chefe". "Tudo vai depender muito da primeira partida. Não dá para escolher adversário. O Equador vive um bom momento nas Eliminatórias, é uma equipe que cresceu muito. O Haiti é mais na força física, na velocidade. Mas jogando contra o Brasil tem uma motivação sempre. E o Peru tem uma equipe mais sólida com [Ricardo] Gareca. Tivemos dificuldade na última Copa América e não será fácil de novo".

Se o Brasil contou com relativa "sorte" no evento, o mesmo não se pode dizer da Argentina. Os hermanos terão vida um pouco mais dura no grupo D ao lado de Chile - atual campeão -, Panamá e Bolívia.

Donos da casa, os Estados Unidos terão Colômbia, Costa Rica e Paraguai no grupo A. México, Uruguai, Jamaica e Venezuela se enfrentarão no grupo C.

A Copa América Centenário será disputada de 3 a 26 de junho deste ano. Logo no primeiro dia, os Estados Unidos encaram a Colômbia em Santa Clara, na Califórnia, na partida inaugural do torneio comemorativo.

Confira os grupos da Copa América Centenário:

Grupo A
Estados Unidos
Colômbia
Costa Rica
Paraguai

Grupo B
Brasil

Equador
Haiti
Peru

Grupo C
México
Uruguai
Jamaica
Venezuela

Grupo D
Argentina
Chile
Panamá
Bolívia

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos