Topo

CBF apresenta projeto e pode testar árbitro de vídeo em agosto deste ano

ALEJANDRO PAGNI-17.set.2015/AFP
Imagem: ALEJANDRO PAGNI-17.set.2015/AFP

Do UOL, em São Paulo

23/02/2016 18h13

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) apresentou nesta terça-feira (23), em Londres, na Inglaterra, seu projeto de árbitro eletrônico ao IFAB (International Football Association Board), órgão que regulamenta as regras do futebol pelo mundo. A novidade auxiliaria o juiz a tomar decisões com o apoio de uma televisão, como acontece em alguns esportes como a NBA e o tênis, por exemplo.

O próximo passo para que a novidade seja testada no Brasileirão ainda este ano é a aprovação por parte da IFAB e da Fifa em congresso que será realizado entre os dias 4 e 6 de março, em Cardiff, no País de Gales.

Se seis dos oito votos forem positivos, a novidade deve estrear em agosto no Nacional. Pelo cronograma do IFAB, após a possível aprovação, há o prazo de cinco meses para aquisição dos equipamentos, preparação dos árbitros de vídeo e ajustes na logística do projeto.

A apresentação foi feita pelo presidente da Comissão da Arbitragem da CBF, Sérgio Corrêa, e pelo diretor técnico da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol, Manoel Serapião Filho.

O projeto foi mostrado ao diretor do Departamento de Inovação Tecnológica da FIFA, Johannes Holzmüller, e para o secretário-geral da IFAB, Lukas Brud, além do diretor do Subcomitê Técnico da IFAB, David Elleray.

De acordo com o site da CBF, outros interessados na utilização do árbitro em vídeo estiveram no encontro: Neale Barry (Federação Inglesa); Pascal Garibian e Bertrand Layec (Federação Francesa); Dirk Schlemmer (Liga Alemã); Florian Götte (Federação de Futebol da Alemanha); Gijs de Jong e Mike van der Roest (Federação Holandesa de Futebol); John Fleming, Darryl Broadfoot e Julie Tudhope (Federação de Futebol da Escócia); e Hugo Freitas (Federação Portuguesa de Futebol, via internet).