Topo

Jornal: Andorra pede ajuda do Brasil em investigação contra R. Teixeira

Ex-presidente da CBF teria movimentado dinheiro de propina em Andorra - Steffen Schmidt/Efe
Ex-presidente da CBF teria movimentado dinheiro de propina em Andorra Imagem: Steffen Schmidt/Efe

Do UOl, em São Paulo

23/02/2016 10h01

O Governo de Andorra pedirá a cooperação do Brasil para investigar o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, suspeito de lavagem de dinheiro. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo. A solicitação de auxílio será feita por Andorra à Procuradoria Geral da República.

A investigação de Andorra ocorre como processo iniciado pela polícia norte-americana. Teixeira é investigado pelo FBI. Os norte-americanos buscam informações de contas que o ex-presidente da CBF teria aberto na Suíça, além de transações feitas em Andorra.

De acordo com o Estado de S. Paulo, por Andorra teria passado pagamento de indenização contra Teixeira e João Havelange para arquivar processo de corrupção da Fifa. Eles teriam fraudado a entidade em R$ 40 milhões, valor referente a propina recebida da ISL, empresa que detinha direitos de transmissão das Copas de 2002 e 2006.

Andorra era o destino final do dinheiro da renda dos amistosos da seleção brasileira durante a era Ricardo Teixeira, em esquema com Sandro Rosell, ex-presidente do Barcelona.

Rosell representou a Uptrend, empresa com sede nos EUA que solicitou à ISE, empresa que negociava os direitos sobre os amistosos da seleção, que fizesse grande parte dos depósitos do seu acordo milionário em Andorra - lá, é permitido o sigilo de contas bancárias e de seus proprietários.

Teixeira pediu residência à Andorra em setembro de 2012 e mostrou documentos da Polícia Federal e do Ministério da Justiça que não mostravam irregularidades. Em novembro do mesmo ano, a residência foi garantida por um ano. Porém, em maio de 2013, a polícia andorrana recebeu indicações sobre fraudes cometidas por Teixeira, o que mudou a opinião do governo local, a fim de evitar mal-estar com o Brasil.