Palmeiras ainda busca zaga ideal. Era Mattos já teve 6 formações diferentes

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

  • Marcello Zambrana/AGIF

    Vitor Hugo é titular absoluto desde o começo da temporada 2015

    Vitor Hugo é titular absoluto desde o começo da temporada 2015

O torcedor do Palmeiras já se acostumou à rotina: a dupla de zaga do time traz os nomes de Vitor Hugo e outro atleta do elenco. Desde o início do ano passado, com Alexandre Mattos como diretor de futebol, o zagueiro titular já teve seis companheiros na defesa: Tobio, Victor Ramos, Jackson, Leandro Almeida, Thiago Martins e, por fim, Roger Carvalho -- Edu Dracena pode ser o sétimo parceiro. 

Todos esses defensores, com exceção de Thiago Martins, já foram considerados titulares em algum momento. Além e Vitor Hugo, o grupo atual do Palmeiras conta com a presença de Roger Carvalho, Thiago Martins, Leandro Almeida, Edu Dracena, Nathan e Augusto.

Somente na atual temporada, o Palmeiras entrou em campo com três formações distintas, com Vitor Hugo como titular. Além disso, Leandro Almeida teve Edu Dracena ao seu lado nos amistosos disputados no Uruguai. Com a lesão do recém-contratado, Marcelo optou por manter Leandro e o escalou com o titular absoluto de 2015, Vitor Hugo.

A dupla, então, atuou em duas partidas do Paulistão, até o treinador do Palmeiras barrar Leandro após uma falha contra o São Bento, no empate por 2 a 2. Roger Carvalho, dessa forma, ganhou sua chance na equipe titular.

A equipe ainda enfrentou o Linense com uma equipe mista, com nova formação defensiva. Naquela oportunidade, Vitor Hugo teve Thiago Martins como companheiro de zaga. Diante do Santos, Roger voltou à titularidade e se destacou no empate por 0 a 0.

Confira os números das duplas

Vitor Hugo e Jackson: 20 jogos 
9v/5e/6d/31 gols sofridos (média: 1,55)

Vitor Hugo e Victor Ramos: 18 jogos
10v/2e/6d/14 gols sofridos (média: 0,78)

Vitor Hugo e Tobio: 12 jogos
8v/0e/4d/10 gols sofridos (média: 0,83)

Vitor Hugo e Leandro Almeida: 8 jogos
2v/3e/3d/12 gols sofridos (média: 1,5)

Vitor Hugo e Roger Carvalho: 3 jogos
0v/3e/0d/2 gols sofridos (média: 0,67)

Vitor Hugo e Thiago Martins: 1 jogo
0v/0e/1d/2 gols sofridos (média: 2)
 

Retorno de lesão

Edu Dracena, um dos oito contratados do Palmeiras para a temporada 2016, chegou ao clube para ser titular depois da saída de Jackson, que não renovou o contrato de empréstimo - Palmeiras e Inter não chegaram a um acordo.

Após pegar Libertad e Nacional-URU, Dracena teve uma lesão muscular na panturrilha direita. O experiente zagueiro de 33 anos, de acordo com Marcelo Oliveira, afirmou na última sexta-feira que o atleta está na fase final da recuperação, já na transição para o início das atividades com bola.

Contratações

Depois da chegada de Alexandre Mattos, o Palmeiras acertou com seis zagueiros, de um total de 33 atletas contratados. Em 2015, o clube trouxe Vitor Hugo, Jackson, Victor Ramos e Leandro Almeida.

Sob o comando de Oswaldo de Oliveira, Vitor Hugo e Victor Ramos atuaram lado a lado na maioria das partidas. Marcelo Oliveira assumiu o Palmeiras e optou por Jackson, campeão da Copa do Brasil como titular.

Em 2016, dois zagueiros foram contratados pela diretoria: Dracena e Roger Carvalho. Além disso, o clube reintegrou Thiago Martins, de 20 anos, que defendeu o Paysandu no Brasileirão da Série B da temporada passada.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos