Topo

Com gol no fim, Atlético-PR vence na estreia da grama sintética da Arena

Arena ficou lotada para a estreia da grama sintética e a volta de Walter - Mauricio Mano/Site Oficial do Atlético-PR
Arena ficou lotada para a estreia da grama sintética e a volta de Walter Imagem: Mauricio Mano/Site Oficial do Atlético-PR

Do UOL, em São Paulo

24/02/2016 21h20

A torcida rubro-negra fez a sua parte na histórica noite desta quarta-feira. Mais de 35 mil pessoas (35.746) compareceram à reinauguração da Arena da Baixada, primeiro estádio de um clube da elite do futebol nacional a adotar o gramado sintético como padrão. E eles foram presenteados com uma vitória emocionante, já no final da partida, válida pela segunda rodada da Primeira Liga. Aos 41min do segundo tempo, Otávio marcou o primeiro gol da ‘nova Arena’ e fez 1 a 0 para o Atlético-PR diante do Criciúma.

Além da grama sintética, outro atrativo da noite desta quarta-feira foi a reestreia de Walter, que voltou ao time depois de emagrecer cerca de 10 kg. E apesar de não ter balançado as redes, o camisa 18 mostrou que a espera valeu a pena. Melhor em campo ao lado de Luiz, do Criciúma, o atacante incendiou a torcida com lances de efeito, ótimos lançamentos e finalizações que só não entraram porque o goleiro do time visitante esteve em noite inspirada.

Com o resultado, o líder Atlético-PR segue 100% na Primeira Liga, chega a seis pontos no grupo A e fica bem perto das semifinais da competição. Já o Criciúma permanece com um pontos, na última colocação da chave.

Fases do jogo: Só deu Atlético-PR nos primeiros 45 minutos de grama sintética da Arena da Baixada. Chances não faltaram ao time rubro-negro, que teve em Walter sua principal arma. O problema dos anfitriões é que encontraram pela frente um Luiz inspirado, responsável por grandes defesas como a dos 28min, quando Walter tabelou com Anderson Lopes e bateu forte, rasteiro, cruzado, para defesa com os pés do goleiro. Já aos 45min, na melhor chance do primeiro tempo, Luiz contou com a sorte. Walter deu lançamento espetacular da esquerda e encontrou Eduardo livre dentro da área. Mas o lateral pegou mal na bola e, quase da pequena área, bateu na rede pelo lado de fora.

Apesar da bola na trave de Vinícius em cobrança de escanteio (olímpico) logo aos 3min, o Atlético-PR caiu na segunda etapa. O Criciúma conseguiu equilibrar o jogo e chegou duas vezes com perigo em cruzamentos das laterais. Aos 21min, o Atlético-PR respondeu novamente com Vinícius, desta vez em cobrança de falta no canto invertido – Luiz mais uma vez apareceu bem. O jogo seguiu morno, mas aos 41min teve seu momento mais decisivo. Walter lançou na área, Vinícius ajeitou de cabeça e André Lima ajeitou para trás; Otávio bateu da entrada da área e marcou não só o gol da vitória do Atlético-PR, mas também o primeiro gol da grama sintética da nova Arena.

O melhor: Walter. Voltou em grande estilo. Caneta, drible “à la Romário”, lançamentos, bola na trave... Só faltou mesmo o gol para o camisa 18.

Para lembrar:

Recorde. Com 35.746 presentes, a nova Arena da Baixada (inaugurada em 2014) teve o seu recorde de público em jogos do Atlético-PR. O maior público da história do estádio aconteceu no jogo Espanha 3 x 0 Austrália, pela Copa do Mundo de 2014, quando 39.375 pessoas assistiram à vitória da Furia.

Opiniões sobre o gramado:

Atacante Walter, na saída do primeiro tempo. “A grama é muito boa. Podem ver que o jogo está bem mais rápido”.

Técnico Roberto Cavalo, antes do jogo. “O campo está maravilhoso, e o Atlético-PR está de parabéns”.