Vasco sonha com volta de Alan Kardec. Mas tirá-lo do São Paulo será difícil

Bruno Braz e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Fabio Braga / Folhapress

    Atacante Alan Kardec chegou ao Vasco na base e ficou de 2000 até 2009 no clube

    Atacante Alan Kardec chegou ao Vasco na base e ficou de 2000 até 2009 no clube

Ainda atento ao mercado na busca por um centroavante, o Vasco já chegou a um consenso sobre quem pode ser o camisa 9 ideal para a equipe, e ele é um velho conhecido de São Januário: Alan Kardec, do São Paulo, cria do clube e com forte ligação com a atual diretoria cruzmaltina.

A distância entre o desejo e a realidade, no entanto, ainda é grande. Kardec custou aos cofres tricolores R$ 15 milhões e está nos planos do técnico Bauza, onde é titular. O argentino Calleri, que chegou recentemente, só possui contrato de seis meses e, além dos dois, a equipe só conta com Kieza para a posição de centroavante. Soma-se a isto o fato de o jogador estar em meio a disputa da Libertadores, enquanto o Vasco tem pela frente uma Série B em 2016.

Alan Kardec, porém, nunca escondeu o carinho pelo ex-clube, onde ficou dos 11 anos até os 20, quando foi comprado pelo Benfica (POR) por R$ 6 milhões. Durante toda a sua adolescência e juventude, o atacante conviveu com a diretoria que hoje retornou ao poder comandada por Eurico Miranda. Os filhos do presidente, inclusive, mantêm boa relação com o jogador, assim como outros atletas da época como Alex Teixeira, recentemente vendido para China, e Souza, que está no Fenerbahçe (TUR).

Em outubro do ano passado, por exemplo, ele não se furtou em dimensionar o sentimento que nutre pelo Vasco e deixou um retorno em aberto.

"Se algum dia tiver uma oportunidade, eu como profissional não diria 'não'. Tenho vontade de um dia retornar ao Vasco, onde vejo as pessoas da minha infância, que me ajudaram a ser a pessoa que eu sou. Não diria 'não'", disse à ESPN Brasil.

O curioso é que Alan Kardec não se firmou no Cruzmaltino quando se profissionalizou, em 2007. O jogador, inclusive, chegou a ser perseguido por parte da torcida em algumas partidas.

Em dificuldades financeiras, o Vasco não tem condições de arcar com a aquisição dos direitos econômicos do atacante, que tem contrato até maio de 2019 com o São Paulo. A ideia, ainda embrionária, é a de obter um empréstimo, algo considerado muito difícil.

Além de ter se formado como jogador no Cruzmaltino, Alan Kardec também estudou no Colégio Vasco da Gama, criado por Eurico Miranda e que fornece aulas das mais diversas disciplinas à atletas do clube.

Atualmente no Campeonato Carioca, o técnico Jorginho tem utilizado no setor Riascos e Thalles e a dupla tem correspondido.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos