Topo

Ex-Palmeiras entra em lista dos 500 atletas mais importantes do mundo

Caio reencontrou o bom futebol atuando pelo Campeonato Suíço - Michael Buholzer/EuroFootball - Michael Buholzer/EuroFootball
Caio reencontrou o bom futebol atuando pelo Campeonato Suíço
Imagem: Michael Buholzer/EuroFootball

Do UOL, em São Paulo

28/02/2016 06h00

Na última sexta-feira (26), a conceituada revista World Soccer apresentou a lista dos 500 jogadores mais importantes do mundo. E, dentre os 34 atletas brasileiros indicados na lista, um deles chama atenção: o meia-atacante Caio.

Caio talvez seja o nome mais dissonante da relação de brasileiros que conta com nomes consagrados como Neymar, William, Philippe Coutinho e Douglas Costa. No entanto, o ex-jogador do Palmeiras tem se destacado pelo Grasshopper, da Suíça.

Caio teve seu período de maior destaque no Brasil em 2007, quando atuou sob comando de Caio Junior no Palmeiras. No clube alviverde, foram 28 jogos e nove gols, uma média de 0,32 gol por partida. O desempenho despertou atenção do Eintracht Frankfurt, da Alemanha, que desembolsou 4,5 milhões de euros para contratar o jogador.

No entanto, a passagem pelo futebol alemão não chegou a ser exatamente o que o meia esperava. Mesmo tendo ficado cinco temporadas no clube, Caio não conseguiu repetir as boas atuações do Palmeiras e foi liberado ao término do seu contrato, em 2012, após 94 jogos e 11 gols, o que dá uma média de 0,11 gols por partida.

Após voltar ao Brasil e defender a camisa do Bahia, em 2012, e do Atlético Goianiense, em 2013, Caio voltou para o futebol europeu, desta vez para o Grasshopper. O clube, que fica localizado a norte de Zurique, é o maior vencedor do campeonato local, com 27 títulos.

Lá, Caio apresentou bom desempenho. Desde a temporada 2013-2014 no clube, o meia-atacante já participou de 84 partidas e marcou 33 gols, o que lhe dá média de 0,39 gols por jogo, a maior de sua carreira. Com contrato até o final da temporada, o atleta já sonha em migrar por uma liga de maior importância no futebol europeu.

"No momento, quero terminar meu contrato de três anos. Geralmente eu sempre os cumpro. Se aparecer alguma coisa em uma equipe melhor na Europa, sem desmerecer o Campeonato Suíço, eu gostaria de participar do Campeonato Francês, Italiano ou Espanhol. Não seria nada mal", o atleta em entrevista ao jornal Swissinfo.