Topo

Bahia contrata zagueiro que presidente chamou de 'traíra' há dois meses

Esta será a terceira passagem de Lucas Fonseca (dir.) pelo Bahia - site oficial do Bahia
Esta será a terceira passagem de Lucas Fonseca (dir.) pelo Bahia Imagem: site oficial do Bahia

Do UOL, em São Paulo

01/03/2016 12h48

O Bahia anunciou nesta terça-feira a contratação do zagueiro Lucas Fonseca, de 30 anos, velho conhecido da torcida tricolor. O jogador, que inicia sua terceira passagem pelo clube baiano, estava no Tianjin Teda, da China, desde o começo de 2015.

Lucas Fonseca deixou o Bahia em janeiro do ano passado alegando problemas pessoais. A forma como saiu do clube não agradou o presidente Marcelo Sant’Ana, que através do Twitter chamou o jogador de ‘traíra’ e disse que não pretendia mais conviver com Lucas.

“Nunca mais pretendo conviver com Lucas Fonseca. Foi traíra com o Bahia”, disse o presidente nas redes sociais em dezembro do ano passado, ao responder um internauta sobre uma possível volta do zagueiro.

O cenário, porém, mudou alguns meses depois. No dia 10 de janeiro, Lucas Fonseca postou no Facebook um texto admitindo que errou e esclarecendo o que o fez deixar o Bahia. A postura do zagueiro foi aprovada por Marcelo Sant’Ana, que o elogiou através do Twitter.

“Lucas agora sim teve atitude de homem. É isso q Bahia quer: postura. Estressa, machuca, mas vale à pena. Eu também erro”, disse o presidente.

Já nesta terça-feira, Lucas Fonseca foi anunciado como nono reforço do Bahia para a temporada. Essa será a terceira passagem do defensor de 30 anos pelo Fazendão: a primeira foi em 2012, e a última entre 2013 e 2014.

Lucas iniciou a carreira no União São João-SP e também defendeu Guarani,  Mogi Mirim, Bahia e o chinês Tianjin Teda, onde realizou 25 das 30 partidas da temporada passada. Pelo Bahia, jogou 80 vezes, disputou três edições da Série A e foi bicampeão baiano (2012 e 2014).

Lucas Fonseca assinou contrato até o final de 2017 e será oficialmente apresentado antes do treino desta terça-feira, no CT.

Veja o texto publicado por Lucas Fonseca em janeiro deste ano:

Até hoje não me pronunciei em relação a minha saída do Bahia para não gerar mais desgastes, mas agora, depois de tudo que já falaram ao meu respeito, e com a cabeça fria, sinto no dever de falar.

Tive três vínculos com o Bahia de 2012 a 2014, e todos eles com pendências. De repente me apareceu uma oportunidade de jogar no exterior. E naquele momento foi a forma de como “precisei” sair. Quando falo “precisei” é a mais pura verdade. Fui orientado a fazer e falar algumas coisas que podem parecer trairagem, mas era desespero de alguém que foi por muito tempo machucado. E futebol muitas vezes alguns sempre acabam pagando pelos erros dos outros.

Porém o carinho pelo clube e torcida nunca mudou. Sempre acompanho e torço para o Bahia. Abro os noticiários e tenho percebido o projeto e foco do clube e sua atual gestão, e penso que isso é o caminho para um futuro melhor. Infelizmente futebol é resultado, mas tenho certeza que se o clube continuar nesse rumo, os resultados virão.

E em relação a mim, as pendências tem sido regularizadas. Vejo hoje sim uma diretoria e gestão competente e moderna, trabalhando para o melhor da instituição. Vendo tudo isso, lamento muito tudo da forma que ocorreu comigo.

Fazendo um exame de consciência e mais maduro, admito que não teria falado ou feito algumas coisas da forma como saíram, mas é difícil julgar agora. Como fazemos ao chegar em casa sem o dinheiro do nosso trabalho? Temos famílias e compromissos e tudo aconteceu de forma muito atropelada. Mas nunca ficará manchado o amor, carinho e respeito por esse clube, sua torcida e essa camisa.

Todos nós aprendemos com os erros, creio que também aprendi muito com os meus. Mas o legal da vida é que ela se renova e a cada dia nos preparamos para sermos pessoas melhores. Boa sorte a esse clube de massa.

Parabéns aos novos gestores, isso sim é profissionalismo. E que o Bahia volte logo para o lugar de onde não deveria ter saído. E saibam que quando caiu, eu fiz o meu melhor, mas nem sempre todos remam para o mesmo lado.