Topo

Sampaoli: "Não suporto ver uma partida de futebol, com exceção do Bayern"

AFP PHOTO/MARTIN BERNETTI
Imagem: AFP PHOTO/MARTIN BERNETTI

Do UOL, em São Paulo

01/03/2016 19h29

Sem clube desde que decidiu deixar a seleção chilena, o técnico Jorge Sampaoli demonstrou preocupação com o futebol atual. Em entrevista ao “Marca”, o argentino disse conseguir assistir apenas às partidas do Bayern de Munique.

“É preocupante. Vejo as partidas dos anos 1970, 1980. Não suporto ver os jogos atuais, com exceção do Bayern de Munique, que me diverte porque asfixia o rival, tem valentia e propõe coisas diferentes”, afirmou Sampaoli, que criticou também o Campeonato Espanhol.

“O Barça é bonito de ver por suas individualidades e o Real pelo peso de seus jogadores. Mas na Espanha, do quinto para baixo, há uma mediocridade importante. Cada vez mais está se criando uma liga paralela entre os três de cima (Atlético de Madri, Barcelona e Real Madrid) e o resto”.

Para Sampaoli, a crise no futebol afeta, principalmente, os times sul-americanos. “Estão perdendo muitos jogadores. Muitos jovens vão para campeonatos ou equipes pequenas e ficam pelo caminho. Já não se vê um Messi na Argentina ou um Neymar no Brasil. E isso vai impactar mais do que acreditamos. O Chile terá uma deterioração importante quando precisar se renovar”, continuou.

Futuro segue indefinido

Desde que deixou a seleção chilena no final do ano, Sampaoli teve seu nome vinculado a diversas especulações. O treinador, no entanto, ainda não definiu qual equipe comandará. “Quero chegar a um lugar onde poderei mudar a história da equipe, ao menos mudar o estilo de jogo que estão acostumados”, explicou.

Sampaoli não descartou treinar o Porto, um dos times em que foi especulado, mas pediu tempo. “Não descarto. Mas agora não tenho tempo. Quero escolher um projeto que me permita treinar em uma Liga dos Campeões, Liga Europa. E, na América, ficou faltando vencer uma Libertadores”.