Topo

Marca sem autorização: os bastidores do conflito entre Palmeiras e Crefisa

Marca Avanti foi exposta no uniforme do Palmeiras contra a Ferroviária - Cesar Greco/Ag Palmeiras
Marca Avanti foi exposta no uniforme do Palmeiras contra a Ferroviária Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

02/03/2016 18h49

Palmeiras e Crefisa voltaram a entrar em rota de colisão no último domingo, durante a partida contra a Ferroviária, no Allianz Parque. O fato está ligado a uma atitude do clube alviverde em relação ao uniforme. A marca Avanti, do programa de sócio-torcedor, foi estampada na camisa e causou desconforto com a principal patrocinadora. A informação foi dada pela ESPN e confirmada pelo UOL Esporte.

De acordo com uma pessoa próxima aos donos de Crefisa, o Palmeiras não consultou a empresa para incluir a marca no uniforme. A mudança foi notada somente no estádio, durante o primeiro tempo da partida. No intervalo, responsáveis pelo marketing da Crefisa deixaram a área das cadeiras para conhecer os motivos para o clube tomar essa decisão.

Funcionários do Palmeiras, então, mostram a camisa usada pelos jogadores na partida. "Deixamos claro que ficamos chateados e que deveriam ter consultado antes. Temos exclusividade e não pode ter outra marca. Poderíamos até autorizar, mas causou desconforto", explicou uma fonte ligada à empresa, que não repassou o valor mensal do patrocínio até esta terça-feira, dia 1º, data prevista em contrato.

No fim de janeiro, a Crefisa e a FAM, dos mesmos donos, acertaram um patrocínio exclusivo, no valor de R$ 66 milhões — incluindo a camisa, o calção e os meiões. "O uniforme todo agora será ocupado pela Crefisa. Com certeza esse relacionamento acabará gerando a era Crefisa no Palmeiras", disse o presidente Paulo Nobre na ocasião, ao lado de Leila Pereira, uma das proprietárias das empresas.

Segundo a Crefisa, o relacionamento entre as partes estava em um processo de melhora depois de alguns conflitos ocorridos no fim do ano passado. O ato da diretoria alviverde foi "desnecessário". O Palmeiras, por sua vez, se comprometeu a mostrar o uniforme antes de todas a partidas. "Já vimos a camisa que será usada amanhã", disse a empresa.

Procurado pela reportagem, o Palmeiras, via assessoria, disse que a relação do clube com seus patrocinadores é discutida internamente e com cada um deles.