Topo

T. Silva e Jefferson são descartados por Dunga após reclamações públicas

Dunga convoca 'chineses' para jogos da seleção nas Eliminatórias

UOL Esporte

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/03/2016 16h00

Dois jogadores considerados até pouco tempo imprescindíveis para a seleção brasileira aparentemente viraram carta fora do baralho com o técnico Dunga. O zagueiro e ex-capitão Thiago Silva e o goleiro Jefferson não foram chamados para os jogos contra Uruguai e Paraguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

Thiago Silva já não era convocado desde a Copa América do ano passado, mas foi a primeira vez que o goleiro do Botafogo ficou fora da lista. Ambos reclamaram de algumas condutas de Dunga antes de perderem espaço.

O zagueiro questionou quando foi sacado do time titular e perdeu a braçadeira de capitão para Neymar. A atitude o colocou cada vez mais longe das listas de Dunga. Atualmente, o comandante tem os preferidos para a posição e dificilmente se imagina um retorno do defensor do Paris Saint Germain-FRA.

Já Jefferson perdeu espaço de forma ainda mais rápida. Ele foi sacado do time titular na partida contra a Venezuela pelas Eliminatórias. Alisson assumiu a posição. O goleiro do Botafogo reclamou pouco tempo depois.

“Eu não esperava. Até pelos meus números na seleção, por goleiro ser posição de confiança. Eu nunca usei a imprensa e sempre mostrei dentro de campo o meu potencial. Poderia ter me dado um pouco mais de crédito. Minha saída não foi só pela derrota do Chile. Fique triste. Ninguém gostaria de sair como eu saí", disse.

Jefferson ainda foi convocado mais uma vez na condição de reserva e agora nem sequer foi chamado. Alisson, Diego Alves e Marcelo Grohe foram os eleitos de Dunga.

“O futebol é dinâmico, é momento. Temos dado oportunidades, conversando com a comissão técnica e com o preparador de goleiros Taffarel. Estamos trazendo um jogador jovem, um de idade intermediária e um mais experiente. Futebol é isso aí. Um joga, outro espera. Chamei o Jefferson quando estava na segunda divisão e ninguém falou nada. Agora estou sendo questionado. Faço o que acho melhor para a seleção brasileira”, explicou Dunga.

Veja os convocados:

• Goleiros: Diego Alves (Valencia) Marcelo Grohe (Grêmio), Alisson (Inter)

• Zagueiros: David Luiz (PSG), Miranda (Inter de Milão), Marquinhos (PSG), Gil (Shandong Luneng)

• Laterais: Danilo (Real Madrid) Daniel Alves (Barcelona), Filipe Luis (Atlético de Madri), Alex Sandro (Juventus)

• Volantes: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Fernandinho (Manchester City)

• Meias: Renato Augusto (Beijing Guoan), Douglas Costa (Bayern de Munique), Lucas Lima (Santos), Willian (Chelsea), Coutinho (Liverpool), Oscar (Chelsea), Kaka (Orlando)

• Atacantes:  Hulk (Zenit), Ricardo Oliveira (Santos), Neymar (Barcelona)