Topo

Flu precisará vender joia da base em 2016. Veja os favoritos para sair

Scarpa e Marlon estão valorizados e podem deixar o Fluminense neste ano para ajudar cofres do clube - NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.
Scarpa e Marlon estão valorizados e podem deixar o Fluminense neste ano para ajudar cofres do clube Imagem: NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/03/2016 11h00

Para manter as finanças equilibradas, o Fluminense terá que vender pelo menos um dos seus jogadores das categorias de base. A situação já está definida internamente e até prevista no orçamento do clube. Quem deixará o Tricolor, no entanto, ainda é uma incógnita, já que depende da vontade de clubes do exterior.

Evidentemente existem jogadores valorizados e que são observados de perto por outros clubes. São os casos de Marlon, Gustavo Scarpa e Danielzinho. Além do trio, Marcos Júnior aparece com boas chances de ser envolvido em uma negociação, embora esteja um degrau abaixo dos companheiros neste momento.

Quem viveu situação parecida no Fluminense no ano passado foi Gerson, que já foi vendido para a Roma. O apoiador está de volta ao Tricolor após ficar sem espaço no elenco italiano. O dinheiro investido jogador, porém, já está sendo usado. Parte deles foi investido em reforços e o restante em pagamentos de dívidas referentes a empréstimos feitos para a construção do centro de treinamento dos profissionais na Barra da Tijuca.

A realidade é que o Fluminense precisa vender pelo menos dois jogadores para manter o caixa no azul. O investimento feito em Xerém se mostra mais que autossuficiente. Somente a venda de Gerson seria suficiente para manter as categorias de base do Tricolor por três temporadas. O apoiador foi a maior venda do clube das Laranjeiras. Em 2015, o Fluminense vendeu Kenedy e Biro-Biro, além de Gerson.

Enquanto Marlon, Gustavo Scarpa e Marcos Júnior já estão há algumas temporadas no Fluminense, outros jovens atletas continuam a ser promovidos para a equipe principal. É o caso de Danielzinho, que já vem sendo acompanhado ainda nas categorias inferiores. Nogueira, Léo Pelé e Douglas também treinam entre os profissionais e vão conquistando espaço aos poucos.