Topo

Corinthians discute venda de meia que errou cavadinha em decisão da Copa SP

Eduardo Anizelli/Folhapress
Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

07/03/2016 15h55

O pênalti perdido na decisão da Copa São Paulo pode ser o fim da história de Matheus Pereira, 18 anos, com a camisa do Corinthians. 

O estafe do meia canhoto tem negociação avançada com a Juventus-ITA há alguns meses e acredita na transferência dele em definitivo em junho. O jogador recentemente atingiu a maioridade, o que deixa o caminho aberto para atuar na Europa. 

Os valores da transferência são calculados com base no desempenho que Matheus Pereira teria na Itália. No melhor dos cenários, com um início de impacto no futebol local, a operação poderia alcançar 7 milhões de euros (R$ 29 milhões na cotação atual). O valor base de venda, porém, gira em torno de 2 milhões de euros (R$ 8,3 milhões), mas ainda é conversado pelas partes. Um membro de seu estafe viajou recentemente a Turim para dar sequência às tratativas. 

Matheus Pereira é um dos nove jogadores do elenco profissional do Corinthians que trabalha com o empresário e ex-conselheiro vitalício do Corinthians, Fernando Garcia. O investidor, ao lado de uma série de sócios, detém 95% dos direitos econômicos do jogador. Em acordo feito pelo ex-presidente Mário Gobbi em 2014, só 5% ficaram para o clube. 

Sem espaço nos planos de Tite, Matheus Pereira não está entre os 28 jogadores inscritos no Campeonato Paulista e não jogou entre os profissionais em 2016. Depois da Copa São Paulo, o treinador detectou que ele precisava de um trabalho físico diferenciado para aumentar sua dinâmica de jogo. Em 1 ano e três meses, Tite deu uma chance de jogo a Matheus: em Itaquera, na Copa do Brasil 2015, na partida contra o Santos que marcaria a eliminação corintiana no torneio. 

Internamente, o jogador divide opiniões no Corinthians. De um lado, há quem exalte a capacidade técnica de Matheus, destaque da base alvinegra desde os 11 anos. Do outro, muitos ressaltam a lentidão de seu jogo e uma possível postura ruim fora de campo, imagem reforçada pelo desfecho na última Copa São Paulo, com direito a críticas do coordenador Alessandro. Na seleção brasileira, ele deixou impressão ruim no último Sul-Americano Sub-17. 

À reportagem, o Corinthians negou que trate atualmente da transferência de Matheus.