Topo

Como o Cruzeiro pode importar conceitos de gestão do Real Madrid

Sérgio Santos Rodrigues, superintendente de futebol do Cruzeiro, realiza curso com a chancela do Real Madrid - Arquivo pessoal
Sérgio Santos Rodrigues, superintendente de futebol do Cruzeiro, realiza curso com a chancela do Real Madrid Imagem: Arquivo pessoal

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

08/03/2016 06h00

O Cruzeiro adotou um novo modelo de gestão desde a nomeação de Bruno Vicintin como vice-presidente de futebol. Os bem-sucedidos métodos utilizados em suas empresas são implantados na Toca da Raposa II. E o superintendente Sérgio Santos Rodrigues segue à risca as novas ideias da diretoria. Não é à toa que será uma peça relevante na importação dos conceitos de gestão utilizados no Real Madrid.

O dirigente se matriculou no Máster Universitário MBA em Gestão de Entidades Esportivas, oferecido pela Universidad Europea de Madrid em conjunto com o clube do Santiago Bernabéu. O curso feito pelo membro da cúpula celeste é online, está avaliado em 9,5 mil euros (cerca de R$ 40 mil) e tem como objetivo capacitar profissionais da área que desejem atualizar seus conhecimentos, conforme a página na web.

Sérgio Santos Rodrigues foi procurado pelo UOL Esporte na segunda-feira (29/2), quando estava na capital espanhola para participar de exposições com dirigentes esportivos, para falar sobre a especialização. A maioria dos palestrantes está ligada ao Real Madrid e o evento é denominado “Semana Branca”.

“Estou fazendo sim (o MBA). Eu faço o módulo online, pois não consigo estar presente nas aulas sempre. Ele tem duração de dez meses e passa por todas as áreas. Há aulas de direção comercial, marketing, direção-geral, instalações desportivas. É mais amplo do que só futebol. É sobre gestão esportiva realmente”, afirmou.

“Eu vim para cá, porque houve a Semana Branca, com palestras. A maioria delas com diretores do Real Madrid de todas as áreas, de marketing, de relações institucionais, de infraestrutura e de gestão de base”, acrescentou.

No período em que esteve na Espanha, Sérgio Santos Rodrigues não se limitou às palestras. A fim de buscar mais conhecimento, ele aproveitou para conhecer as instalações administrativas e esportivas de Real Madrid e Barcelona, duas das principais potências do futebol mundial,

“Por meio do Cruzeiro, eu fiz contatos e visitei também o Barcelona e o Real Madrid. Visitei as instituições, as entidades esportivas, as instalações, os prédios de trabalhos, os centros de treinamentos, bem como fui aos jogos de Barcelona e Real Madrid”, concluiu.