Topo

Aos 45 anos, Van der Sar voltará aos gramados. Mas só por um jogo

Goleiro aceitou convite para "quebrar galho" em clube da quarta divisão holandesa - Andrew Yates/AFP Photo
Goleiro aceitou convite para 'quebrar galho' em clube da quarta divisão holandesa Imagem: Andrew Yates/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

09/03/2016 08h45

Aos 45 anos, o goleiro Edwin Van der Sar está prestes a fazer seu retorno aos gramados. Mas apenas por uma partida.

Aposentado desde 2011, quando pendurou as chuteiras pelo Manchester United, Van der Sar irá atuar pelo VV Noordwijk, clube semiprofissional que disputa a quarta divisão holandesa. A equipe foi a mesma pela qual o goleiro atuou nas categorias de base, entre os 15 e os 20 anos, antes de ir para o Ajax em 1990.

Acontece que o atual goleiro titular da equipe, Mustafa Mare Zine, sofreu uma lesão na partida contra o Quick Boys. Sem um reserva para assumir o posto, o clube pediu para Van der Sar quebrar um galho – e o goleiro topou.

“Ele ainda guarda muito carinho pelo clube e nos visita com regularidade”, disse Peter Vink, diretor técnico do Noordwijk, ao site holandês Voetbal in de Bollenstreek. “Depois de alguma deliberação, ele topou assumir o gol no próximo sábado contra o Jodan Boys. Presumimos que será por apenas uma partida, e Mare Zine estará recuperado”, completou o dirigente.

Para permitir a atuação de Edwin Van der Sar, a Real Associação Holandesa de Futebol (KNVB) facilitou a documentação do goleiro. O clube, até aqui, está empolgado com o reforço improvisado.

“Isso é fantástico para nossos jogadores e também para nosso clube. Estamos muito felizes por Edwin ter aceitado nos ajudar deste jeito”, afirmou Peter Vink.