Topo

Cinco derrotas em 40 anos. Brasília vira trunfo do Fla por vantagem na Liga

O estádio Mané Garrincha é o trunfo do Flamengo para a sequência da Primeira Liga - Gilvan de Souza/ Flamengo
O estádio Mané Garrincha é o trunfo do Flamengo para a sequência da Primeira Liga Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/03/2016 06h00

Brasília é o trunfo do Flamengo para confirmar a classificação e garantir vantagem na fase decisiva da Primeira Liga. Nesta quarta-feira (9), o Rubro-negro encara o Figueirense, às 19h30, no estádio Mané Garrincha, onde só perdeu cinco vezes em 40 anos. O bom retrospecto e o tradicional apoio da torcida na Capital Federal deixam o Rubro-negro em casa diante da impossibilidade de contar com o Maracanã.

O Flamengo coleciona 24 vitórias e 18 empates em Brasília. As cinco derrotas foram para Grêmio (1995 e 2013), Santos (1995), São Paulo (1996) e Coritiba (2015). O time costuma se apresentar bem no Mané Garrincha e a possibilidade de obter lucro fora do Rio de Janeiro atraiu a diretoria logo que o estádio foi reformado para a Copa das Confederações de 2013 e Copa do Mundo de 2014.

O objetivo rubro-negro é o de obter a vaga na próxima fase da Primeira Liga como o time de melhor campanha. Assim terá a vantagem de ser o mandante na semifinal e também em uma eventual final. Os números no Mané Garrincha animam, e possivelmente será no estádio que o Flamengo mandará o próximo jogo na competição caso alcance a desejada meta.

"O nosso objetivo primeiro é vencer. Final e semifinal de jogo único, a melhor campanha te dá o mando de campo. É uma vantagem considerável. São três jogos na Primeira Liga. Com três vitórias seremos campeões. Não podemos pensar em nada diferente disso", afirmou o zagueiro Juan.

Sem contar com Frederico Mancuello, que se recupera de um estiramento no ligamento colateral lateral do joelho direito, o técnico Muricy Ramalho coloca em campo a nova versão do Flamengo considerado ideal. O argentino só deve voltar a jogar em abril. Depois de mais de 100 dias sem atuar e com uma boa apresentação no último final de semana, Ederson entra no time titular.

O Flamengo soma seis pontos e lidera o Grupo C da Primeira Liga. O Rubro-negro venceu Atlético-MG (2 a 0) e América-MG (1 a 0). Com dois gols, Paolo Guerrero é o artilheiro da equipe comandada por Muricy Ramalho.

FLAMENGO X FIGUEIRENSE

Data/hora: 09/03/2016, às 19h30
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Transmissão: Sportv
Árbitro: Wanderson Alves de Souza
Auxiliares: Ricardo Junio de Souza e Felipe Alan Costa de Oliveira

Flamengo
Paulo Victor; Rodinei, Juan, Wallace e Jorge; Cuéllar, Willian Arão e Ederson; Marcelo Cirino, Emerson Sheik e Guerrero
Técnico: Muricy Ramalho

Figueirense
Gatito Fernández; Leandro Silva, Marquinhos, Bruno Alves e Rodrigo Biro; Elicarlos, Jackson Caucaia, Ricardinho; Dodô, Éverton Santos e Dudu
Técnico: Vinícius Eutrópio